Legionella: Vila Franca de Xira retoma hoje vida normal

LegionellaUma semana depois dos primeiros internamentos por causa do surto de Legionella, as populações das três freguesias mais afetadas no concelho de Vila Franca Xira retomam hoje a sua vida normal.

As piscinas e pavilhões desportivos das freguesias do Forte da Casa, Póvoa de Santa Iria e Vialonga reabrem hoje, depois de terem sido encerradas por decisão da Autarquia no passado dia 9 de novembro. No entanto, a população local lamenta não saber ao certo qual a origem do surto.

Em comunicado, a Direção Geral de Saúde anunciou ontem que foi reportado, desde sexta-feira, dia 14 de novembro, um novo caso de infeção por Legionella com ligação ao surto de Vila Franca de Xira.

Em termos acumulados, verificaram-se, até agora, 317 casos, e ocorreram até ao momento, oito óbitos confirmados por Doença dos Legionários, em doentes com idades compreendidas entre 52 e 89 anos (seis homens e duas mulheres).

Hoje pelas, 17 horas, será emitido um comunicado conjunto da Direção-Geral da Saúde, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a fim de detalhar a evolução do surto.

De acordo com a Direção Geral de Saúde não existe risco de transmissão entre pessoas e que é segura a ingestão de água da rede pública de abastecimento.