Luís Pedras, oleiro de Elvas, está há 20 anos nesta profissão, tendo a sua oficina desde sempre na zona do Castelo, e é o convidado de hoje, terça-feira dia 4, na edição do À Conversa Com.
Luís, confessa que o gosto por esta atividade surgiu há muitos e muitos anos atrás, desde aí já fiz muitas e muitas peças, elas andam aí pelo mundo todo, tendo recentemente vendido uma para a Nova Zelândia.
O oleiro elvense foi artista convidado na Feira Internacional de Lisboa (FIL), e confessa que as Roncas de Elvas é um complemento, é uma parte da minha produção, faço-as com muita paixão, com muito interesse, sempre com o intuito para preservar e reabilitar o uso do instrumento. Luís Pedras tenta inovar um pouco, tendo vindo a desenvolver as minhas próprias formas, e decorações, sempre inspiradas na alma do instrumento.
Ouvir aqui “À Conversa Com”
Para além de oleiro, Luís Pedras tem outros projetos, entre os quais a edição de mais um livro, O Diário da Luz, um projeto poéticomusical Stones of Compassion, que avança que vai ser acompanhado por um grande amigo, o José Mateus, neste projeto o oleiro de Elvas pretende uma vertente com outra dimensão, talvez um trabalho para apresentar na televisão, não sei quando mas tenho essa ideia. Existe também a possibilidade da edição de um CD, que já tem nome Pólen das Estrelas.
Luís Pedras vai ter as suas peças expostas na Casa do Alentejo, em Lisboa, e na Casa da Cultura de Elvas, a 19 de dezembro, vão decorrer as duas exposições em simultâneo, e já tem também em vista uma exposição na China. O objetivo de Luis é levar a minha arte para outros cantos do mundo.