Campo Maior: Coro da Academia Sénior actuou hoje

CoroAcademiaSeniorAs alunas do coro da Academia Sénior de Campo Maior atuaram esta tarde no Centro Comunitário da vila, no âmbito das comemorações da Festa dos Maiores.

Catarina Morcela, responsável pelo grupo, refere que “substituiu o antigo professor no cargo com o objetivo de dar às idosas a possibilidade de cantar aquilo que gostam. Penso que as pessoas estão a gostar desta nova fase do coro pois nós cantamos músicas que toda a gente conhece”.

José Pedro Caldeirão, presidente da Academia Sénior de Campo Maior, elogiou “o trabalho desenvolvido pelas alunas. Neste ano lectivo, temos mais de 60 alunos e nota-se muita qualidade em todos”.CoroAcademiaSeniorBC

Maria do Carmo, foi a terceira pessoas a inscrever-se na Academia Sénior e diz que “as atividades desenvolvidas são o seu comprimido”. A aluna refere que está “sozinha e assim quando chega àquela hora saio e estou distraída”. Ana Rita começou apenas “em Outubro de 2013” com o objetivo de “fugir à rotina das lides domésticas”.

Ver aqui Foto-Reportagem

Cante Alentejano homenageado hoje em Reguengos de Monsaraz

alentejoalentejoO ciclo de espetáculos Outubro Mês da Música vai homenagear o cante alentejano hoje, sexta-feira dia 24, pelas 21 horas, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, com a exibição do documentário “Alentejo, Alentejo” e atuações de grupos corais. O documentário realizado por Sérgio Tréfaut surgiu no âmbito da candidatura do cante a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO e venceu o prémio de melhor filme português no festival internacional de cinema independente IndieLisboa 2014.

Este trabalho cinematográfico, que teve estreia nacional há cerca de um mês, pretendeu, através de uma viagem pelo Portugal contemporâneo, refletir o modo musical único que o cante possui e o traço identitário que o liga à região do Alentejo.

Além da projeção do filme, a noite de hoje será também preenchida com as atuações do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, grupo os Bel ?Aurora e do Grupo Gente Nova de Campinho.

O ciclo de espetáculos vai encerrar no dia 25 de outubro, sábado, às 17 horas, com o concerto da Banda da Armada, no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições.

O Outubro Mês da Música, que teve início no dia 1 de outubro, integrou um recital de canto e piano com Ana Lopes (soprano), Lara Rainho (soprano), Cláudia Anjos (piano) e Pedro Saraiva (trompete), o espetáculo “Mar de tanto Amar”, com a fadista Dora Maria, “Cantigas do Festival”, com um repertório totalmente dedicado a músicas vencedoras do Festival da Canção e o concerto conjunto da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense e da Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense, acompanhadas por Carlos Guilherme, que juntou em palco cerca de 130 músicos.

Maestro Victorino d’Almeida encerra hoje “Mês da Música”

MesdaMusicaAntónio Victorino d’ Almeida encerra a temporada de concertos “Mês da Música”, com um espetáculo no Cine-Teatro de Elvas, hoje, sexta-feira dia 24, às 21.30 horas.

O acesso a este evento, apesar de ser livre, é feito mediante a apresentação de um bilhete, que pode ser levantado no Posto de Turismo da Praça da República (até às 18 horas de hoje) e na bilheteira do Cine-Teatro (a partir das 21 horas).

“Canções e Valsas Vienenses” é o título do concerto do maestro, que vem a Elvas desde a primeira edição do “Mês da Música”. A Câmara Municipal de Elvas, na reunião desta quarta-feira, teve uma ordem de trabalhos onde constou, no ponto 4.10 “Toponímia”, a atribuição do nome do maestro ao arruamento onde se localiza a Delegação de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, na saída da cidade para a Ajuda.

 

Elvas na Rede do Património Mundial de Portugal

LogoElvasPatrimonioMundialA primeira reunião da Rede Património Mundial de Portugal decorreu no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, a 30 de setembro, onde participaram 15 sítios e cidades distinguidas pela UNESCO.

O Alto Douro Vinhateiro, Centro Histórico de Angra do Heroísmo, Centro Histórico de Évora, Centro Histórico de Guimarães, Centro Histórico do Porto, Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações, Convento de Cristo em Tomar, Floresta Laurissilva da Madeira, Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha, Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, Paisagem Cultural de Sintra, Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, o Sítio de Arte Rupestre Pré-histórica do Vale do Côa e Universidade de Coimbra – Alta e Sofia são as cidades e sítios que integram a rede referida.

Discutir o Programa de Ação da Rede do Património Mundial de Portugal foi o principal objetivo desta reunião, com vista a impulsionar a sua divulgação e valorização.

Para o efeito, decidiu-se criar um conjunto de ações entre as quais se destaca o lançamento de um website, a criação de uma página de Facebook, tal como a produção de materiais informativos em diversas plataformas.

Também foi analisado um estudo económico, elaborado pela Universidade do Alto Douro e Trás-os-Montes, com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO. Esse estudo corresponde a uma prática recomendada pela UNESCO, que pretende avaliar o impacto económico da ligação às redes da UNESCO dos Sítios do Património Mundial, na expetativa de que os resultados obtidos venham a ser úteis para estes sítios através de novas estratégias de desenvolvimento.

“À Conversa Com” Carlos Pepê

CarlosPepeCarlos Pepê, coordenador pedagógico no Centro Educativo Alice Nabeiro, apresentou na passada terça-feira, no Centro Comunitário de Campo Maior, o seu livro “Porta de Segredos”. Hoje é convidado no “À Conversa Com”, onde o autor dá a conhecer a história da obra.

Carlos Pepê explica que este “é um trabalho especial”, em memória do seu avô. A história, escrita tendo como público-alvo as crianças, procura chegar a todo o povo de Campo Maior, garante Carlos. As ilustrações da obra são feitas pela irmã de Carlos.

“De certa forma aquilo que acabou por sair da caneta acaba por resultar naquilo que eu chamo de uma memória coletiva, uma memória coletiva do povo de Campo Maior”, explica. A história “transporta-nos para os tempos da minha infância, para horizontes próximos e longínquos das nossas tradições e para pessoas que estão sempre lá e que não damos valor”, acrescenta.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Marvão considerado um dos destinos a visitar

MarvoA vila alentejana de Marvão foi considerada, pela maior editora de viagens do mundo de língua inglesa, como um dos destinos a visitar. 

Um artigo apresentado por aquela publicação mostra as “riquezas” do Alentejo e destaca a cidade de Évora, a região vinhateira, a gastronomia alentejana e as aldeias localizadas no topo de colinas.

Esta editora norte-americana já havia destacado no passado as potencialidades turísticas de Portugal.

 

Cavalo Alter Real é Campeão Nacional de Atrelagem

CavaloALterRealA equipa de Eduardo Ribeiro e Manuel Alegria sagrou-se Bicampeã Nacional no Campeonato Nacional de Atrelagem, formada em exclusivo por cavalos Alter Real, que decorreu entre os dias 17 e 19 de outubro, na Companhia das Lezírias.

Durão por Rubi (AR) e Ralaça (AR) por Licor (AR) e Beirute por Rubi (AR) e Ufesa (AR) por Frizuco (AR) obtiveram, este ano, o título de Campeões Nacionais na classe de parelhas.

Os vencedores vão representar Portugal no Campeonato do Mundo que se irá realizar na Hungria.

 

Portugal foi eleito como melhor país para visitar

PortugalA revista espanhola “Condé Nast Traveller”, uma das mais conceituadas publicações turísticas do mundo, elegeu Portugal como sendo o melhor país do mundo para visitar, isto pelo segundo ano consecutivo.

A combinação de cultura, gastronomia, “excelentes vinhos”, praias, campos de golfe, história e, principalmente, pelos portugueses, “um povo afável, aberto e muito sincero”, foram estas as características qie fizeram os leitores da revista votar no seu site online, em Portugal, considerando o nosso país um destino próximo, com uma “impressionante variedade” de paisagens.

Esta já é a VI edição destes prémios, e a cerimónia de entrega teve lugar esta quinta-feira, nos jardins de Cecilio Rodiguez, no Parque do Retiro, em Madrid.

O prémio foi recebido pelo presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, que destacou a importância deste prémio: “Esta distinção reforça a visibilidade de Portugal como destino turístico de excelência junto de Espanha, um dos principais mercados emissores internacionais que, em 2013, gerou mais de 3 milhões de dormidas e mais de mil milhões de euros em receitas. Destaco ainda, com orgulho, o facto de as qualidades únicas dos portugueses no contato e receção aos turistas, marcando-os pela positiva e motivando-os a regressar, ser um dos aspetos valorizados e que muito contribuiu para a obtenção de mais este prémio”.

Já no ano passado (2013), Portugal havia recebido este prémio, pela mesma revista, tendo colocado o nosso país na linha da frente, ultrapassando alguns dos países mais visitados em todos os continentes.

 

Seminário sobre Sustentabilidade Energética hoje em Elvas

AreanatejoO Seminário “Sustentabilidade Energética em Autarquias – Iluminação Eficiente: perspectivas futuras e oportunidades” realiza-se hoje no Auditório São Mateus, em Elvas.

Financiados pelo Programa MED, os projetos GREEN PARTNERSHIPS e SMART MED PARKS têm por objetivo principal a melhoria da eficiência energética, quer em edifícios públicos, quer em parques industriais.

As ações a desenvolver pela AREANATejo incluem projetos-piloto no âmbito da eficiência energética, diagnósticos energéticos, implementação de medidas de melhoria da eficiência energética nas Zonas Industriais (instalação de sistemas com regulação do fluxo luminoso & instalação de tecnologia LED) e promoção de ações de informação e sensibilização para a utilização racional de energia nos edifícios e parques industriais.

A sessão de abertura está marcada para as 9.30 horas e conta com a presença do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, e do director da AREANATejo, Tiago Gaio, prolongando-se durante o dia com várias sessões sobre a temática da Iluminação.