GNR de Elvas detém duas pessoas em operação no Caia

OperacaoCaiaOutO Destacamento Territorial de Elvas realizou, nas últimas 24 horas, a “Operação GNR Caia 17 de Outubro”, com o intuito de fiscalização rodoviária na fronteira do Caia, no sentido Portugal-Espanha e Espanha-Portugal.

O Tenente Godinho, Comandante do posto da GNR de Elvas, falou à nossa reportagem sobre os resultados desta operação, que teve início às 14 horas de quinta-feira, dia 16, e terminou às 14 horas de hoje, sexta-feira, onde “foram elaborados 37 autos, no âmbito do código da estrada, foram também detetados dois excessos de álcool, tendo sido fiscalizados no total cerca de 570 condutores. Foram ainda detidos dois cidadãos de nacionalidade espanhola, por falta de habilitação legal para conduzir”.

Estiveram presentes cerca de 50 militares de várias vertentes, entre elas o Destacamento Territorial de Elvas, nas vertendes da Territorial, da Investigação Criminal e da Proteção da Natureza e do Ambiente; Destacamento de Intervenção de Portalegre; Destacamentos de Trânsito de Portalegre e de Évora; Binómios de deteção de droga e de explosivos do Comando Territorial de Portalegre, Beja e Castelo Branco.

 

Rastreio do Cancro da Mama em Campo Maior

1campanha_rastreioO Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRS) está a realizar uma campanha de Rastreio do Cancro da Mama em Campo Maior, que decorrerá até dia 20 de Outubro.

A unidade móvel de rastreio gratuito estará localizada junto ao Centro de Saúde e disponível para atender todas as mulheres, com idades entre os 45 e os 69 anos, que pretendem efetuar o exame.

O Programa de Rastreio do Cancro da Mama, que já dura há mais de 20 anos, tem como objectivo a detecção deste tipo de cancro o mais precocemente possível, de forma a aumentar as possibilidades de cura e proporcionando um tratamento menos agressivo.

A LPCC pretende, sobretudo, incrementar a taxa de sobrevivência a par de uma maior qualidade de vida, bem como diminuir a mortalidade desta doença.

Rastreio do Cancro da Mama em Campo Maior

1campanha_rastreioO Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRS) está a realizar uma campanha de Rastreio do Cancro da Mama em Campo Maior, que decorrerá até dia 20 de Outubro.

A unidade móvel de rastreio gratuito estará localizada junto ao Centro de Saúde e disponível para atender todas as mulheres, com idades entre os 45 e os 69 anos, que pretendem efetuar o exame.

O Programa de Rastreio do Cancro da Mama, que já dura há mais de 20 anos, tem como objectivo a detecção deste tipo de cancro o mais precocemente possível, de forma a aumentar as possibilidades de cura e proporcionando um tratamento menos agressivo.

A LPCC pretende, sobretudo, incrementar a taxa de sobrevivência a par de uma maior qualidade de vida, bem como diminuir a mortalidade desta doença.

IPPortalegre e Município de Ponte de Sor assinam protocolo

Instituto_Politcnico_de_PortalegreO Instituto Politécnico de Portalegre e o Município de Ponte de Sor assinam hoje, sexta-feira dia 17, um protocolo, com o propósito de potenciar as relações de colaboração.

Este acordo tem como objetivos:

? A cooperação institucional, para que o IPP possa vir a desenvolver atividade na área académica e científica, em Ponte de Sor;

? A organização de cursos de formação, formais e não formais, seminários, pós-graduações, colóquios, conferências, visitas programadas, entre outras iniciativas de comprovado interesse;

? O desenvolvimento de projetos de investigação nas áreas de interesse para a região.

A região de Ponte de Sor tem, segundo o IPP, a especificidade para que “as áreas de intervenção assentem em sectores onde o concelho é já referência e apresentam fortes indícios de crescimento como a agroflorestal, a aeronáutica, o ambiente e energia, entre outras que se venham a revelar interessantes”.

A assinatura deste protocolo realiza-se às 17 horas, em Ponte de Sor, no Aqeródromo Municipal, em sessão pública de assinatura de protocolos.

Estabelecimentos de Ensino Superior assinam protocolo

Instituto_Politcnico_de_PortalegreA Universidade de Évora, em conjunto com os Institutos Politécnicos de Portalegre, Beja, Setúbal e Castelo Branco, propuseram à A3ES a criação de um mestrado em associação na área de Enfermagem o qual será oferecido a partir do próximo ano.

Tal medida permite uma oferta formativa conjunta respondendo assim à crescente necessidade de reorganização do Ensino Superior em Portugal.

Esta iniciativa, formalizada através de um protocolo, é um dos primeiros passos dados por estas cinco organizações com vista à adequação da oferta formativa às necessidades da comunidade onde se inserem e do país, oferecendo-se pela primeira vez uma formação conjunta nesta área, envolvendo as respetivas Escolas de Enfermagem e de Saúde.

Entre os grandes objetivos da assinatura do protocolo está a formação de profissionais com competências clínicas avançadas em todas as áreas de especialização legalmente previstas. Estes profissionais contribuirão para uma maior capacidade de resposta às necessidades de saúde das populações e consequentemente para a fixação de pessoas no interior do país.

Espera-se ainda, através da concretização das medidas previstas, que a região se torne, a curto prazo, num polo de maior atração para a formação na área de enfermagem, aumentando consequentemente a sua competitividade.

Procurando “desenvolver conhecimentos e competências para a intervenção especializada num domínio de enfermagem”, “promover a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde”, “capacitar para a governação clínica” e “contribuir para o desenvolvimento da disciplina e da formação especializada em enfermagem”, o protocolo pretende também criar condições que permitam “desenvolver em parceria projetos de investigação de âmbito nacional e internacional”, “promover a prestação de serviços” ou “estágios científicos e técnicos”.

Dando cumprimento às diretivas do Governo, que em maio passado, através da Secretaria de Estado do Ensino Superior, apresentou as “Linhas de Orientação Estratégica para o Ensino Superior”, em que se pretende que seja estimulada a criação de consórcios entre IES, no sentido de partilharem recursos, meios humanos e materiais, a Universidade de Évora e os Institutos Politécnicos de Portalegre, de Beja, de Setúbal e de Castelo Branco dão assim um passo importante na otimização dos seus recursos e da sua oferta formativa.

O presente protocolo surge na sequência do assinado no final do ano passado entre a Universidade de Évora e os IP’s de Beja e de Portalegre, através do qual as três instituições se comprometeram, “no âmbito das suas possibilidades e num quadro de reciprocidade, a efetivar a colaboração de docentes em atividades de docência, de coordenação e de supervisão,” bem como a “estabelecer plataformas de entendimento ao nível da gestão da oferta formativ e da investigação em domínios científicos específicos, visando a articulação com a procura a nível regional.”

As instituições signatárias comprometem-se ainda em continuar a desenvolver esforços para, através do aprofundamento das suas relações, responderem cada vez melhor às necessidades da região e do país.

Azeite e vinho do Alentejo em destaque no CCB em Lisboa

prova_vinhos_e_azeites_alentejoDecorre esta sexta-feira e sábado, 17 e 18 de outubro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, uma prova de vinhos e azeites do Alentejo.

Produtores e especialistas destes setores vão marcar presença neste evento organizado pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e pela Casa do Azeite.

450 vinhos alentejanos, de cerca de 80 produtores, e várias marcas de azeite de algumas dezenas de produtores do Alentejo estarão em destaque num programa que inclui provas de vinhos comentadas, orientadas por especialistas, conversas sobre o vinho, provas de azeites, seminários e um concerto com André Sardet, no encerramento, dia 18, às 20h.

 

António Baptista demite-se da distrital do CDS-PP

AntnioJosBatistaAntónio Baptista apresentou a sua demissão do cargo de presidente da distrital de Portalegre do CDS-PP. A notícia foi confirmada pelo próprio em declarações à Rádio Campo Maior onde referiu que “abandona o cargo por três motivos: o primeiro é por razões de saúde, o segundo porque quando entrei para o cargo foi para segurar gente que ainda estava um pouco imatura e que hoje já estão capazes de seguir com os destinos do partido para a frente e o terceiro é para dar tempo aos meus sucessores para preparar a coligação que se adivinha”.

António Baptista apresenta os nomes de “Tiago Abreu ou o seu filho António José Baptista como seus possíveis sucessores”.

Tiago Abreu, candidato à distrital de Portalegre do CDS-PP e ainda presidente da concelhia de Elvas, considera que “era hora de dar lugar a uma geração mais nova de políticos e assim fico satisfeito por poder antecipar os calendários distritais porque dará tempo a quem estiver à frente da distrital de preparar as eleições legislativas”.

Para o candidato à distrital de Portalegre do partido “um trabalho do CDS no Alentejo é sempre complicado. É sempre um trabalho muito dedicado à implantação do partido e ao aumento do número de filiados e a nível de militantes o trabalho de António Baptista não foi muito brilhante, porque a grande adesão de novos membros foi em Elvas e este trabalho foi desenvolvido pela concelhia”.

As eleições do partido, a nível concelhio e distrital, deverão realizar-se dentro de um mês.

Tiago Abreu é o único candidato à distrital do CDS-PP de Portalegre.

Orçamento participativo decorreu ontem em Campo Maior

OramentoParticipativoCampoMaiorO Centro Cultural de Campo Maior recebeu na noite de ontem, quinta-feira, a sessão do Orçamento Participativo que anualmente se realiza na vila.

Ricardo Pinheiro, presidente da Câmara Municipal, refere que “o orçamento participativo, que existe há cinco anos, pretende dar voz ao povo campomaiorense na preparação do orçamento para o ano seguinte. Desde que fazemos esta iniciativa que existem duas sessões, uma em Degolados e outra em Campo Maior, e nelas apresentamos todos os projetos nas diferentes áreas. Este ano inserimos também a área financeira devido a todas as alterações que nos estão a ser impostas pelo Governo Central”.

“A essência do orçamento de 2014 e para 2015 foi o término da obra do Centro Escolar de Campo Maior. Fazia notar mais três grandes obras: duas já tiveram inicio e uma vai ter inicio brevemente. A primeira é a obra da variante de acesso ao Centro Escolar que vai dar uma abertura diferente à vila. O outro grande projeto consiste no realojamento da comunidade cigana que se encontra na zona do Mártir Santo, num investimento de cerca de 950 mil euros. A terceira grande obra é a construção do novo lar e centro de dia de Degolados e esta é uma obra que me deixa muito satisfeito pois vai estar ao dispor de toda a população”.

“Há um projecto que me dá muito gozo eu é o facto de nós termos recuperado Ouguela e a Casa do Governador”.