A Universidade de Évora, em conjunto com os Institutos Politécnicos de Portalegre, Beja, Setúbal e Castelo Branco, propuseram à A3ES a criação de um mestrado em associação na área de Enfermagem o qual será oferecido a partir do próximo ano.
Tal medida permite uma oferta formativa conjunta respondendo assim à crescente necessidade de reorganização do Ensino Superior em Portugal.
Esta iniciativa, formalizada através de um protocolo, é um dos primeiros passos dados por estas cinco organizações com vista à adequação da oferta formativa às necessidades da comunidade onde se inserem e do país, oferecendo-se pela primeira vez uma formação conjunta nesta área, envolvendo as respetivas Escolas de Enfermagem e de Saúde.
Entre os grandes objetivos da assinatura do protocolo está a formação de profissionais com competências clínicas avançadas em todas as áreas de especialização legalmente previstas. Estes profissionais contribuirão para uma maior capacidade de resposta às necessidades de saúde das populações e consequentemente para a fixação de pessoas no interior do país.
Espera-se ainda, através da concretização das medidas previstas, que a região se torne, a curto prazo, num polo de maior atração para a formação na área de enfermagem, aumentando consequentemente a sua competitividade.
Procurando desenvolver conhecimentos e competências para a intervenção especializada num domínio de enfermagem, promover a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde, capacitar para a governação clínica e contribuir para o desenvolvimento da disciplina e da formação especializada em enfermagem, o protocolo pretende também criar condições que permitam desenvolver em parceria projetos de investigação de âmbito nacional e internacional, promover a prestação de serviços ou estágios científicos e técnicos.
Dando cumprimento às diretivas do Governo, que em maio passado, através da Secretaria de Estado do Ensino Superior, apresentou as Linhas de Orientação Estratégica para o Ensino Superior, em que se pretende que seja estimulada a criação de consórcios entre IES, no sentido de partilharem recursos, meios humanos e materiais, a Universidade de Évora e os Institutos Politécnicos de Portalegre, de Beja, de Setúbal e de Castelo Branco dão assim um passo importante na otimização dos seus recursos e da sua oferta formativa.
O presente protocolo surge na sequência do assinado no final do ano passado entre a Universidade de Évora e os IPs de Beja e de Portalegre, através do qual as três instituições se comprometeram, no âmbito das suas possibilidades e num quadro de reciprocidade, a efetivar a colaboração de docentes em atividades de docência, de coordenação e de supervisão, bem como a estabelecer plataformas de entendimento ao nível da gestão da oferta formativ e da investigação em domínios científicos específicos, visando a articulação com a procura a nível regional.
As instituições signatárias comprometem-se ainda em continuar a desenvolver esforços para, através do aprofundamento das suas relações, responderem cada vez melhor às necessidades da região e do país.