O Quadro Comunitário para 2014/2020 vai intitular-se Portugal 20 20 e o programa regional vai designar-se de Alentejo 20 20.
António Costa Dieb (na foto), presidente da CCDR Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, refere que dentro deste programa operacional vamos ter novamente o FEDER e o Fundo Social Europeu. O FEDER é aquele fundo que, normalmente, é atribuído às regiões para fazerem os investimentos do domínio municipal e cultural e o Fundo Social Europeu, cerca de 185 milhões de euros, focado em cursos superiores de curta duração, cursos de especialização tecnológica e mestrados e doutoramentos em áreas de especialização da região.
Paralelamente, existe um outro programa, o chamado Programa Europeu de Desenvolvimento Rural PRODER e que vai continuar a trabalhar de forma independente com mecanismos regionais que garantam a articulação entre os vários programas , garantiu.
Este novo quadro comunitário conta com um aumento de cerca de 26 %no valor disponível para investimento. Entre 2014 e 2020 o valor disponível para investimento vai rondar os 1030 milhões de euros, segundo António Dieb.
António Costa Dieb, presidente da CCDR Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, é o convidado na edição desta semana do Ponto de Vista na Rádio Campo Maior. Para ouvir hoje às 17 horas.