Ponte de Sor no Livro de Records do Guiness

1samirMosaicoPonteSorArranca hoje, quarta-feira, 27 de agosto, em Ponte de Sor, a construção do maior mosaico em cortiça do mundo, com a entrada da cidade no álbum do Guiness World Records.

O albanês Saimir Strati (na foto), já detentor de sete recordes do Guiness, vai construir, nas instalações do Centro de Artes e Cultura, onde irá ficar de forma permanente, um mosaico com 300 000 rolhas de cortiça, uma obra com 24 metros de comprimento por 4,5 metros de altura, num total de 108 metros quadrados.

Este trabalho, que será realizado durante uma residência artística, tem a sua inauguração marcada para 27 de setembro, com a presença de um Record Adjudicator, um Juiz Oficial enviado da Instituição Britânica Guiness World Records, para a certificação oficial autêntica do Recorde Mundial e entrega do Certificado que testemunha a inscrição no álbum internacional dos Guiness World Records.

O responsável pela execução desta obra, Saimir Strati, é um dos mais prestigiados artistas da Albânia e tornou-se conhecido a nível internacional por entrar no Guiness ao realizar vários recordes mundiais, entre eles um mosaico de rolhas de cortiça (229 764) no Sheraton Hotel de Tirana, de 13×7 metros, recorde que agora se propõe bater em Ponte de Sor.

Esta iniciativa vai envolver o Município de Ponte de Sor, o Festival 7Sóis7Luas, empresas transformadoras de cortiça sedeadas no concelho e a Entidade Regional de Turismo que se associa à iniciativa no âmbito da candidatura do montado a Património da Humanidade.