Alentejo: 30 ME para projetos de reabilitação urbana

JESSICAPortugalO Fundo JESSICA Portugal disponibiliza, até ao final do primeiro semestre de 2015, 30 milhões de euros para projetos de reabilitação urbana na Região do Alentejo. Oportunidades de financiamentosão debatidas na próxima sexta-feira, dia 11 de julho, pelas 15 horas, em Sines (Casa do Médico, Quinta de S. Rafael).

Com o objetivo de apoiar os Estados membros da União Europeia na utilização de mecanismos de engenharia financeira para financiamento de investimentos de reabilitação urbana, a Iniciativa JESSICA já permitiu o desenvolvimento de 55 projetos em todo o país, num total de 284 milhões de euros, tendo sido criados 1200 postos de trabalho diretos. A nível nacional, estão ainda disponíveis 120 milhões de euros, até junho de 2015.

As quatro grandes prioridades de intervenção são a reabilitação e regeneração urbanas, incluindo infraestruturas e equipamentos; eficiência energética e energia renovável em áreas urbanas; revitalização económica urbana, em especial PME e empresas inovadoras e a disseminação de TIC em áreas urbanas, incluindo infraestruturas de banda larga e redes sem fios.

As áreas de intervenção que mais têm recorrido ao Fundo são o Turismo, os Equipamentos Sociais, o Imobiliário, o Comércio, a Energia e a Educação.