Portalegre contra encerramento de 12 escolas no distrito

1EscolaPrimariaA Comunidade Escolar do distrito de Portalegre manifestou-se hoje contra o encerramento de escolas básicas neste distrito alentejano. No total, são 12 estabelecimentos de ensino com ordem de fecho por parte da tutela.

Assim, o Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS), membro da FENPROF, promoveu hoje uma concentração junto à Delegação Regional de Educação, em Évora.

O SPZS juntou-se às Associações de Pais do distrito de Portalegre, nomeadamente de Esperança (Arronches), Figueira e Barros (Avis), Vale de Cavalos e Carreiras (Portalegre), e Póvoa e Meadas (Castelo de Vide), que se deslocaram a Évora em autocarros neste protesto contra o encerramento de escolas.

Ainda no distrito de Portalegre, em Campo Maior a escola de Degolados figura na lista de encerramentos; no Crato a escola de Gáfete; a escola de Vale de Gaviões no concelho de Gavião; Alpalhão (com 35 alunos)  e em Tolosa (com 23 alunos), ambas no concelho de Nisa, de acordo com dados do SPZS. No concelho de Elvas, a escola de Vila Fernando está igualmente assinalada, mas já no passado ano letivo (2013/2014) os alunos frequentaram a escola vizinha, em Barbacena.