Vem aí o calor. Para aproveitar este bom tempo e tendo em conta nos próximos dias vamos ter temperaturas máximas e índices ultravioletas elevados, há que tomar cuidados de prevenção e proteção, tendo em conta os possíveis efeitos para a saúde, com particular atenção e vigilância aos grupos populacionais mais vulneráveis como crianças, idosos, pessoas portadoras de patologias crónicas e trabalhadores que exerçam atividades ao ar livre.
Assim a Administração Regional de Saúde – ARS Alentejo, através da delegada de saúde, recomenda à população em geral, que adote algumas medidas de proteção.
Desta forma há a necessidade de aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta naturais, sem adição de açúcar; moderar a exposição direta ao sol entre as 11 e as 17 horas; utilizar roupa larga, leve e fresca, óculos com proteção e chapéu de abas largas.
É importante aplicar protetor solar com fator igual ou superior a 30; evitar a exposição direta ao sol de crianças com menos de 3 anos, reforçar a vigilância a idosos e doentes crónicos que vivam sozinhos.
Os portadores de doenças crónicas, devem seguir os conselhos do seu médico assistente para períodos de calor intenso, Moderar as atividades ao ar livre que exijam esforços físicos, especialmente desportivas e de lazer.
Os trabalhadores que exerçam atividades ao ar livre devem proteger-se com vestuário adequado e fazer uma boa hidratação.
Em caso de necessidade de ligar à linha Saúde 24 808 24 24 24 e em caso de emergência o 112.