Um grupo de médicos do Hospital de Santa Luzia de Elvas organiza a décima edição das Jornadas Transfronteiriças de Medicina Interna esta sexta-feira e sábado.
Trata-se de uma iniciativa que foi ganhando prestígio ao longo dos anos, cativando a crescente presença e apresentação de trabalhos de profissionais de saúde dos dois lados da fronteira.
Este ano, as jornadas abrem com dois workshops: actualização em suporte avançado de vida e noções básicas de ecocardiografia para o internista.
A parte da tarde do primeiro dia dos trabalhos é preenchida com a conferência São os medicamentos genéricos iguais aos originais?, pelo dr. Juan Bureo, do Hospital Infanta Cristina de Badajoz, e com uma mesa redonda sobre Doenças auto-imunes, com médicos dos hospitais de Elvas e Amadora-Sintra.
Na manhã de sábado, segundo dia das jornadas, serão apresentados os pósteres e comunicações livres e decorrerá uma mesa redonda subordinada ao tema Risco cardiovascular. Da parte da tarde, mais duas mesas redondas: temas quentes em medicina interna e outro ponto de vista da medicina. Na primeira serão abordados os temas das novas terapêuticas antiagregantes e anticoagulantes, o presente e o futuro do tratamento da DPCO e a controvérsia na segurança das vacinas, e na segunda as manifestações buco-dentais das doenças sistémicas e a figura do médico através do cinema.