O Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal promoveu esta quarta-feira, dia 23, uma ação de formação destinada a jornalistas de órgãos de comunicação locais, no âmbito das Eleições Europeias que se realizam a 25 de Maio
Teresa Coutinho do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, explicou que o Parlamento é o único órgão da União Europeia eleito democraticamente e representa os 28 estados-membros. Atualmente é constituído por 766 eurodeputados, no entanto, depois das eleições de 25 de Maio, vão passar a ser 751 uma vez que estas são as primeiras eleições em que o Tratado de Lisboa vai estar vigor. Este tratado implica também uma redução no número de eurodeputados a representar Portugal, de 22 para 21, garantiu Teresa Coutinho.
Ana Cabo, do gabinete da Comissão Europeia em Portugal, explica que a Comissão é uma espécie de Governo da União Europeia pois é o órgão que apresenta as propostas de legislação que depois irão ser aprovadas pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia. Este ano, o presidente da Comissão Europeia vai ser eleito através do voto da população, algo que até aqui não se verificava.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) também esteve representada nesta formação por Domingos Farinho que nos explicou que esta entidade tem como função acompanhar todos os atos eleitorais e referendários. O membro da Comissão Nacional de Eleições garante que é o órgão de comunicação social que decide os critérios a ter em conta quando se acompanha uma campanha eleitoral.
Ana Pereira, do Centro Europe Dirtect do Alto Alentejo, fez balanço positivo desta sessão pois permitiu esclarecer e informar o jornalistas.
A sessão de formação decorreu no Posto de Turismo de Estremoz.