Neste fim-de-semana de Páscoa a tradição mantém-se com as famílias a deslocarem-se para o campo. A nossa reportagem tem vindo a acompanhar estes últimos dias e falou com alguns dos presentes. Os entrevistados são unânimes em considerar que se trata de uma tradição e de um gosto.
Há quem já ali esteja acampado há mais de uma semana. No local não falta nada. As casas são improvisadas, desde cozinhas, quartos e até casas de banho.
Em Campo Maior, a população desloca-se para as margens do rio Xévora, junto ao Santuário de Nossa Senhora da Enxara. As ementas são feitas com rigor e o Borrego é o prato principal e mais aguardado para ser degustado em pleno contato com a natureza. Em Elvas, os romeiros concentram-se nas margens do rio Guadiana, na Ajuda.
Chuva em Domingo de Páscoa
Quanto à previsão do estado do tempo não é animadora. Domingo de Páscoa vai ser molhado no Alentejo, como confirmou a meteorologista Cristina Simões. Para este sábado, dia 19, na região sul, o céu vai estar geralmente muito nublado, com abertas durante a tarde.
Períodos de chuva fraca no litoral oeste no final do dia.
Vento em geral fraco. Neblina ou nevoeiro matinal.
Descida de temperatura, em especial da máxima e nas regiões do interior.
Domingo de Páscoa tem confirmação de chuva no Alentejo. Céu geralmente muito nublado. Períodos de chuva ou aguaceiros, em especial nas regiões centro e Sul, podendo ser fortes, persistentes e acompanhados de trovoada na região Sul.