Enxara e Ajuda: População convive e vive Páscoa no campo

EnxaraPascoaComo manda a tradição no Alentejo, nesta época da Páscoa, a população muda-se de armas e bagagens para o campo.

A vila de Campo Maior fica praticamente despovoada por estes dias, uma vez que a população ruma às margens do rio Xévora, a poucos quilómetros da aldeia de Ouguela. Música e muita animação não faltam neste acampamento.

Pessoas de todas as idades convivem e passam estes dias junto da família e dos amigos. António João (na foto à esquerda) tem procurado passar a tradição de acampar na Enxara aos netos, depois de o já ter feito com os filhos.

“Respira-se liberdade” na Ajuda, em Elvas

AjudaPascoaEm Elvas, a população ruma até à Ajuda, nas margens do rio Guadiana, onde convive, aprecia a paisagem e come o tradicional borrego assado.

A nossa reportagem voltou à Ajuda e esteve à conversa com algumas das pessoas que por ali se encontram acampadas: um grupo de jovens com idades compreendidas entre os 16 e 20 anos (na foto à direito) e um casal, com três filhos.

Para os jovens, esta é uma forma de “esquecer as comodidades do dia-a-dia”, de “aproveitar a paisagem” e “beber e conviver”. Para o casal, “respirar liberdade” é um dos motivos que o leva até ao campo nesta altura do ano.