A peça de teatro Os Maias, produzida pela companhia Há Cultura, de Lisboa, foi hoje apresentada aos alunos do 11º ano das Secundárias de Elvas e Campo Maior, na Escola Dom Sancho II.
João Loy, protagonista nesta peça, assegura que os atores substituem o professor na passagem da história de Eça de Queirós aos alunos. No entanto, a leitura da obra é imprescindível, alega. O ator, natural de Elvas, confirma que esta peça anda pelo país há quase 15 anos, sendo que os subsídios prometidos pelo Ministério da Educação nunca chegaram. É também pela falta de apoios que o ator se desdobra em quatro personagens na mesma peça.
De acordo o professor Carlos Beirão, a apresentação desta peça aos alunos foi uma mais-valia, dada a falta de hábito de leitura por parte dos estudantes. Já os alunos presentes mostraram-se entusiasmados com a peça e com o facto de terem, depois de vista esta representação, compreendido melhor as palavras de Eça.
Em palco com João Loy estiveram os atores Paulo Oliveira e Vânia Formas. Esta é mais uma peça que se insere no 17º Festival de Teatro, promovido pela associação juvenil Arkus.