FINA ENSAIA EM PÓVOA E MEADAS E GALVEIAS

FINAA FINA – Filarmónica Infantil do Norte Alentejano realizou o seu quarto ensaio nas vilas de Galveias e Póvoa e Meadas na manhã do passado domingo, dia 23.

A nova banda/orquestra distrital pertencente à Federação de Bandas deu continuidade ao seu plano de atividades visando a apresentação oficial ao público no dia 5 de julho, em Gavião, aquando da realização de mais um Festival de Bandas do Norte Alentejano, que se integra nas comemorações dos 25 anos da Banda Juvenil do Município de Gavião.

As escolas de música das bandas e das duas orquestras que recentemente integraram a grande família das bandas filarmónicas distritais (OLEMSA de Santo Amaro e a Orquestra Ligeira do município de Ponte de Sor) encontram-se a trabalhar em força e articulação. Apenas a banda Euterpe não se encontra neste projeto (não é filiada da FBFDP), que já conta com perto de 200 jovens músicos entre os 8 e os 14 anos (a maior parte deles ainda não tocam nas suas bandas de origem) e que já tocam peças musicais como gente grande.

O ensaio de Póvoa e Meadas contou com a presença de 81 jovens e o de Galveias foi composto por 47 elementos. Ambos os ensaios decorreram nas sedes das bandas anfitriãs. No ensaio de Póvoa e Meadas, onde o público da freguesia acorreu em grande número, contou com a presença de mais de 150 pessoas (só músicos assistentes eram 20 e havia ainda 18 maestros e monitores bem como 12 diretores). Este ensaio serviu para as bandas reforçarem o impulso que a Sociedade Recreativa e Musical de Póvoa e Meadas tem vindo a tomar ultimamente e que a retirou da quase extinção para um período de recuperação assinalável.

Nesse ensaio marcaram presença músicos aprendizes de Póvoa e Meadas, Crato, Alter, Nisa, Alpalhão, Castelo de Vide e Campo Maior. Em Galveias registou-se a presença de elementos da Orquestra de Ponte de Sor, de Gavião, Galveias e da Orquestra de Santo Amaro.