Escuteiros de todo o país comemoram o Dia do Fundador

BadenPowellBaden-Powell, ou B.P. como é carinhosamente chamado por todos os escuteiros, nasceu a 22 de fevereiro de 1857, em Londres, e foi ele quem criou o movimento escutista, que conta hoje com cerca de 40 milhões de escuteiros em todo o mundo. Baden-Powell criou o Escutismo em 1907, a partir de um acampamento experimental, que foi um êxito absoluto. Em 1908 escreveu em fascículos o manual “Escutismo para Rapazes”, que disseminou o movimento. Ainda hoje é o livro-base do escutismo em todo o mundo.

Os escuteiros do Corpo Nacional de Escutas (CNE) celebram esta data por todo o país, seja a nível local ou regional, em atividades diversas que se estima mobilizarem cerca de 7000 crianças e jovens.

A região da Madeira, para assinalar o Dia do Fundador, irá juntar 700 escuteiros no Parque Ecológico do Funchal com o objetivo de plantar 2000 árvores. A região de Leiria conta com 2000 escuteiros que vão celebrar o Dia de B.P através de um jogo sobre a família. Aveiro e Viseu estão no mapa das celebrações regionais do Dia do Fundador e também o Algarve se prepara também para acolher cerca de 1900 escuteiros.

Para muitos o Dia do Fundador é também conhecido como o Dia do Pensamento e, para celebrar o dia do nascimento de B.P., todos os anos, Escuteiros e Guias de todo o Mundo promovem atividades de reflexão sobre as mais variadas temáticas..