Novas regras ao Código do Trabalho aprovadas

codigotrabalhoO Governo aprovou uma proposta de lei com alterações ao Código do Trabalho relativamente ao despedimento por extinção do posto de trabalho ou inadaptação.

O Executivo pretende que as empresas sigam hierarquicamente cinco critérios, sendo a avaliação do desempenho o mais importante, de acordo com o ministro do Emprego, Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares.

Novas Regras para Despedir

O primeiro e mais importante é o da avaliação do desempenho do trabalhador. O segundo critério prende-se com as menores habilitações académicas e profissionais; terceiro critério: a onerosidade do vínculo laboral. O quarto e quinto critérios, menor experiência profissional e menor antiguidade na empresa, respetivamente, beneficiam, em contrapartida, os trabalhadores mais antigos. Sendo que este último critério é, atualmente, o único tido em conta pelas empresas.

Sindicatos opõem-se às novas regras

Sobre esta matéria, a Rádio Campo Maior ouviu Diogo Serra, coordenador da União dos Sindicatos do Norte Alentejo (USNA), que defendeu que o governo “está a legislar com o objetivo de acabar com os direitos do trabalho e dos trabalhadores”.