População envelhecida de Elvas pode dificultar recenseamento pela Internet

InternetPCO Instituto Nacional de Estatística (INE) arrancou na segunda-feira, dia 5 de abril, com os Censos 2021. Desta feita, a operação de recenseamento nacional está sujeita a um plano de contingência, para prevenir riscos, quer para a população, quer para os recenseadores.

Como tal, o plano inclui a possibilidade de resposta pela internet. Contudo, e no caso de Elvas, como explica a delegada municipal dos Censos 2021, responsável por cinco freguesias, Cíntia Romba, nunca será feito, na sua totalidade, através dos meios digitais, uma vez que no concelho há uma franja da população muito envelhecida.

Cíntia Romba explica que será a partir do dia 19 que as pessoas podem responder através da internet. Depois dessa data, os recenseadores irão estar no terreno para alertar a população para a importância de responder ao inquérito.

Para quem se encontre em isolamento, o recenseamento será feito, mais tarde, através de uma linha telefónica. O recenseamento, lembra Cíntia Romba, “é sigiloso e serve para se perceber em que condições as pessoas vivem”. “É importante que este recenseamento corra pelo melhor”, alega ainda, sobretudo tendo em conta a situação pandémica que o país atravessa.

Para evitar fraudes, os recenseadores vão apresentar-se à população identificados, com um colete e um cartão de identificação. Contudo, caso haja dúvidas, a população pode entrar em contacto com as juntas de freguesia. Tendo em conta a situação de pandemia que o país atravessa, os recenseadores vão estar protegidos com máscaras, mantendo sempre a distância de segurança das pessoas.

Para responder via internet, deve-se aceder ao site censos2021.ine.pt, digitar o código e password indicados na carta enviada pelo INE e responder às perguntas. No fim, é só selecionar “Entregar”.