TRABALHO DE BIOENGENHARIA DO IPP GANHA PRÉMIO

tiroideO trabalho de uma aluna da Licenciatura em Bioengenharia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) ganhou uma Menção Honrosa nas 8asJornadas de Medicina Nuclear do Hospital Garcia de Orta.

O prémio foi atribuído ao trabalho que permite calcular o volume da tiroide por cintigrafia em pacientes com hipertiroidismo, desenvolvido no âmbito do projeto de licenciatura de Bioengenharia de Ana Rita Correia Manuel. O trabalho foi orientado pela docente do IPPMónica Vieira Martins e realizado em parceria com o Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada.

 Neste trabalho, desenvolveu-se software para cálculo automatizado e optimizado do volume da tiroide em imagens de Medicina Nuclear. Essa informação é de grande utilidade para os clínicos, pois é a partir dela que determinam a dose de fármaco que deverá ser prescrita a cada doente com hipertiroidismo.

Depois dos testes experimentais, o sistema vai agora entrar em testes clínicos, também numa parceria entre as duas instituições. Espera-se que este trabalho permita aos médicos de Medicina Nuclear estimar com maior exatidão o volume da tiroide de cada paciente com hipertiroidismo, e, consequentemente, conduzir a taxas de cura ainda mais elevadas.