Polícia Judiciária investiga na Câmara de Marvão

PJA Polícia Judiciária procedeu a buscas na Câmara de Marvão na passada sexta-feira, dia 14.

Em declarações à Rádio Campo Maior, Vítor Frutuoso, o presidente daquele município esclareceu que a razão da visita teve a ver “com uma ata que foi, ao que parece, indevidamente retificada pelos serviços administrativos. Sobre esta matéria já tínhamos pedido um esclarecimento a uma entidade competente ligada à justiça e prestamos esclarecimentos com o conhecimento da Câmara então vigente”.

“Ata Retificada Indevidamente” na origem da Investigação

“A ata está relacionada com uma sessão de exploração, mas o que está em causa e o pedido de esclarecimento solicitado à câmara foi relativo à retificação da ata que não foi feita devidamente”, esclareceu.

Vítor Frutuoso nega que a visita dos inspetores à Câmara de Marvão esteja relacionada com a alegada incompatibilidade de funções de um vereador, na sequência da atribuição de uma obra do Município a uma empresa da qual este vereador é sócio gerente. Sobre esta matéria, Frutuoso esclarece que “essas situações não foram consideradas nesta visita”.

O autarca assegura que os trabalhos naquela autarquia do norte alentejano decorrem “com normalidade”. 

Ciência Viva de Estremoz promove Formação

FormaaoccvestremozO Centro de Formação do Centro Ciência Viva de Estremoz tem como grande tema o ensino experimental das Ciências.

Neste contexto, o CCVEstremoz promove a ação de Formação Acreditada para Professores dos Grupos de Recrutamento 100 (educação pré-escolar), 110 (1.º ciclo do ensino básico), 910 (educação especial 1) e outros profissionais – data de início, 8 de março de 2014. O nome da ação é “A dança e a Matemática”, com o número de 26 horas e um crédito.  

A iniciativa é direcionada a professores e possíveis profissionais interessados.

PSP deteve 275 pessoas em três dias

PSPA PSP realizou entre as 7 horas do dia 14 e as 7 horas do dia 17 de fevereiro, 275 detenções em todo o País.

Destas intervenções queremos destacar 22 detenções por tráfico de estupefacientes, 11 detenções por resistência e coação sobre funcionário, 17 detenções por furto/roubo, 16 por posse ilegal de arma, quatro por permanência ilegal em território nacional, cinco por violência doméstica e uma por condução perigosa.

Neste período foram ainda apreendidas três armas de fogo, 16 armas brancas, 5 bastões, 1 granada defensiva e mais de 2.247 doses de droga ( 2.019 doses de haxixe, 67 de cocaína e 161 de heroína).

Durante toda a semana a PSP realizou em todo o país 594 detenções, 257 destas no Comando de Lisboa, 127 no Comando do Porto, 57 no Comando de Setúbal, 27 nos Comandos dos Açores e de Leiria, 15 no Comando da Madeira e 13 no Comando de Faro. Foram ainda apreendidas 17 armas de fogo, 34 armas brancas, gás pimenta, dois tasers, 11 bastões, uma granada defensiva e mais de 107.126 doses de droga (104.724 de Haxixe, 1.069 de Cocaína, 671 de Heroína e 661 de Cannabis).

TRABALHO DE BIOENGENHARIA DO IPP GANHA PRÉMIO

tiroideO trabalho de uma aluna da Licenciatura em Bioengenharia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) ganhou uma Menção Honrosa nas 8asJornadas de Medicina Nuclear do Hospital Garcia de Orta.

O prémio foi atribuído ao trabalho que permite calcular o volume da tiroide por cintigrafia em pacientes com hipertiroidismo, desenvolvido no âmbito do projeto de licenciatura de Bioengenharia de Ana Rita Correia Manuel. O trabalho foi orientado pela docente do IPPMónica Vieira Martins e realizado em parceria com o Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada.

 Neste trabalho, desenvolveu-se software para cálculo automatizado e optimizado do volume da tiroide em imagens de Medicina Nuclear. Essa informação é de grande utilidade para os clínicos, pois é a partir dela que determinam a dose de fármaco que deverá ser prescrita a cada doente com hipertiroidismo.

Depois dos testes experimentais, o sistema vai agora entrar em testes clínicos, também numa parceria entre as duas instituições. Espera-se que este trabalho permita aos médicos de Medicina Nuclear estimar com maior exatidão o volume da tiroide de cada paciente com hipertiroidismo, e, consequentemente, conduzir a taxas de cura ainda mais elevadas.

CENTRO DE SAÚDE DE SOUSEL ENCERRADO PARA DESINFESTAÇÃO

saudeO Centro de Saúde de Sousel encerra a partir de hoje para a realização de serviços de limpeza e higienização.

Em alguns locais do edifício foram detetados odores anómalos e para salvaguardar situações que possam por em causa a saúde pública dos profissionais e utentes, a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), decidiu encerrar o Centro. 

“De 17 até 21 de fevereiro o Centro de Saúde de Sousel está encerrado para se proceder a uma ação de limpeza e higienização. Foram detetados odores anómalos em algumas partes do edifício e a ULSNA decidiu proceder a estra ação precavendo todas as possibilidades de afetação de saúde pública”, explicou Ilídio Pinto Cardoso, porta-voz da ULSNA.

Utentes com Transporte Assegurado de Hora a Hora

Os utentes do Centro de Saúde de Sousel vão ter transporte assegurado para os locais onde se possam realizar o atendimento e tratamento. “Os serviços prestados até qui no Centro de Saúde de Sousel passam a ser encaminhados para as extensões de saúde de Cano, Santo Amaro e Casa Branca, com transporte assegurado pela Câmara e Bombeiros de Sousel, de hora a hora”.

Os cheiros anómalos podem ter origem “numas obras localizadas mesmo ao lado do centro de saúde”, avança como possibilidade Ilídio Pinto Cardoso.