35 Pessoas foram detidas e 10 mil quilos de azeitona foram apreendidos, no âmbito da Operação Colheita da Azeitona 2013. A ação é desenvolvida pelo Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana e teve início em novembro de 2013.
O Destacamento de Elvas da GNR tem a seu cargo os concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte. Até ao momento, “foram detidas 35 pessoas, foram feitas 10 participações às Finanças e apreendidos 10 mil quilos de azeitona”. Os dados provisórios foram avançados à Rádio Campo Maior pelo Tenente Cláudio Godinho, comandante do destacamento de Elvas da GNR.
Elvas e Campo Maior lideram furto de azeitona
A Operação decorre até ao final do mês, 31 janeiro, mas o prazo pode ser alargado, caso seja necessário. Elvas e Campo Maior continuam a ser os concelhos que lideram neste tipo de ocorrência.
O distrito de Portalegre caracteriza-se como uma região agrícola por excelência, na qual tem grande expressão a olivicultura e seus derivados, principalmente a sua preparação, transformação e produção em lagares de azeite.
O Comando Territorial de Portalegre da GNR tem no terreno, até 31 janeiro de 2014, uma operação com vista a intensificar o patrulhamento nas explorações agrícolas onde se realizam as campanhas de apanha de azeitona.