Elvas: GNR detém sete pessoas por furto de azeitona

Azeitona2A GNR de Elvas deteve sete indivíduos por furto de azeitona, no concelho de Elvas. As detenções ocorreram ontem, quinta-feira dia 23.

Dos sete detidos, três são do sexo feminino. Os mesmos foram interceptados pelas autoridades em flagrante delito. Foi ainda recuperado o total de mil quilos de azeitona furtada, uma viatura ligeira e vários utensílos para a apanha da azeitona.

A “Operação Apanha da Azeitona 2014” da GNR está no terreno até 31 de janeiro.

“À Conversa Com” Leonilde Almeida da loja Hilário

hilarioConversaFoi inaugurada ontem, em Campo Maior, uma nova loja da empresa “Hilário Almeida”. Leonilde Almeida (ao centro, na foto), sócia gerente, é a convidada de hoje do “À Conversa Com”.

Como explica Leonilde, a abertura desta nova loja justifica-se pela “expansão da empresa”, uma vez que já se encontram, com outras lojas, em Vila Viçosa e Alandroal. “Sentimos que Campo Maior tinha necessidade de uma loja que pudesse, de alguma forma, dar ao cliente um produto e um serviço de qualidade, que prezamos ter”, acrescenta.

A loja Hilário, em Campo Maior, vem desta forma colmatar uma lacuna, no que diz respeito ao comércio no setor da decoração, bricolagem, jardim e materiais de construção.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

CGTP-IN convoca Dia Nacional de Luta para 1 de fevereiro

DiaDeLutaCGTPA CGTP-IN convocou, para o próximo dia 1 de fevereiro, um Dia Nacional de Luta contra a exploração e o empobrecimento, a ser cumprido em todo o país. No distrito de Portalegre, a ação decorre na cidade de Elvas.

Diogo Serra (na foto, à direita), coordenador da União dos Sindicato do Norte Alentejano, adianta que este Dia Nacional de Luta vai ter lugar em Elvas, por este ser, no distrito de Portalegre, “o concelho com maior percentagem de desemprego”. Diogo Serra assegura ainda que a União dos Sindicatos do Norte Alentejano vai solicitar uma reunião ao ministro do Emprego, Solidariedade e Segurança Social, para “explicar onde é que foram criados os empregos que fizeram baixar o desemprego, no distrito de Portalegre”, dado que os números apresentados pelo Governo são “falsos”.

O coordenador da União dos Sindicatos do Norte Alentejano alega é que urgente “exigir novas eleições” e “correr com esta gente que nos rouba o salário e o emprego e nos atira para a sopa dos pobres”.

A concentração deste Dia Nacional de Luta, a decorrer no dia 1 de fevereiro, em Elvas, acontece na Rua de Alcamim. A União dos Sindicatos do Norte Alentejano assume a organização do Dia Nacional de Luta no distrito de Portalegre e espera que essa luta corresponda à grave situação vivida pelas populações.

Nacional de seniores: “O Elvas” – Ideal no domingo às 15 horas

Bola_1“O Elvas” recebe o Ideal, no domingo dia 26 às 15 horas, para a 18ª e última jornada da primeira fase da Série G do campeonato nacional de seniores. O jogo está marcado para o Campo Patalino do Estádio Municipal e é acompanhado em direto pela Rádio Campo Maior. 

O Clube Alentejano de Desportos mantém a nona posição e os dez pontos, enquanto o conjunto dos Açores está um lugar acima e tem 14 pontos. Mais quatro encontros completam esta ronda: Futebol Benfica – Oriental, Sintrense – 1º de Dezembro, Operário – Casa Pia e Praiense – Loures.

O espaço da Rádio Campo Maior dedicado ao desporto, na tarde de domingo, estende-se das 14 às 18.30 horas, incluindo a reportagem completa da partida entre alentejanos e açorianos.

Semana Gastronómica do Porco nos restaurantes de Elvas

cartazsemanaporcoA semana Gastronómica do porco está a decorrer em Elvas até ao próximo domingo.

Elsa grilo, vice-presidente na autarquia elvense, garantiu à Rádio ELVAS que esta iniciativa tem tido um “grande sucesso” e lembrou que as ementas estão disponiveis em vários idiomas. Uma medida implementada a pensar nos turistas que visitam o concelho.

João Perdigão, responsável pela unidade hoteleira Varchotel, referiu que “são várias as ementas à base da carne de porco disponíveis no restaurante”.

João Tinoco, proprietário da adega regional em Elvas, destacou a importância da iniciativa para dar a conhecer os restaurantes e outros pratos.

Rui Rodrigues, do restaurante o Pompílio em S. Vicente e Ventosa, participa nesta semana gastronómica desde a primeira edição e considera a iniciativa “muito interessante”.

CÁRITAS ALENTEJANAS ASSINAM ACORDO COM IEFP

IEFP31janeiroA Cerimónia de Assinatura do Acordo de Cooperação entre as Delegações Regionais do Alentejo e do Centro do Instituto do Emprego e Formação Profissional -IEFP, I.P. e a Cáritas Diocesana de Beja, ArquiDiocesana de Évora e Diocesana de Portalegre-Castelo Branco, tem lugar na sexta-feira, dia 31 de janeiro.

A assinatura tem lugar no auditório do Centro de Emprego e Formação Profissional de Portalegre, às 10 horas, e será presidida pelo Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares e contará com a presença do Secretário de Estado do Emprego, Octávio de Oliveira.

Évora: 40 famílias carenciadas recebem habitação social

HabitaoSocialA empresa municipal “Habévora” aumentou o seu parque habitacional ao adquirir 40 novas habitações, num investimento superior a três milhões de euros.

Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora, revelou à Rádio ELVAS que esta compra surgiu porque “há muitas famílias que necessitam de habitação social”.

O município de Évora ultrapassa graves dificuldades financeiras, mas em conjunto com o IHRU – Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana – conseguiu o investimento que possibilitou a aquisição das 40 habitações. O IHRU comparticipou em 30 por cento o valor da aquisição.

A empresa municipal “Habévora” faz a gestão do parque habitacional e decide a que famílias são atribuídas as habitações.

Atualmente existem 1900 agregados familiares inscritos nos serviços da “Habévora” para atribuição de habitação social.

Espetáculo de variedade em Vila Viçosa a favor da Cáritas

NoiteSolidariaVilaViosaVila Viçosa recebe, no próximo dia 8 de fevereiro, um espetáculo de variedades a favor da Cáritas daquela vila do distrito de Évora.

O espetáculo conta com as participações dos artistas Ruth Marlene, Jessica Portugal, Canta Brasil, Jorge Guerreiro, Vivian Lima, entre outros.

A Noite Solidária acontece na Dancetaria “Ducal”, junto à Mata Municipal, e tem início marcado para as 22 horas. As entradas têm o custo de cinco euros e meio.

Feira dos Porcos a partir de hoje em Portalegre

FeiraPorcosA Feira dos Porcos tem início esta sexta-feira, dia 24, em Portalegre.

O certame é organizado em parceria pela Associação de Agricultores do distrito de Portalegre e com a Qualifica – Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses.

A feira tem inauguração marcada para as 18 horas, no mercado municipal de Portalegre e decorre até domingo, dia 26.

Entre os produtos em exposição destaca-se os enchidos provenientes da carne de porco, azeites, vinhos, entre outros. No decorrer do evento terá lugar uma matança de porco e animação musical.

Reguengos de Monsaraz aposta nos estágios profissionais

EstgiosReguengosO Município de Reguengos de Monsaraz tem 49 estagiários a trabalhar na autarquia, integrados através das medidas Passaporte Emprego, Estágios Profissionais, Estágio Incapacidades e Passaporte Economia Social, mas também no Programa de Ocupação Municipal Temporária de Jovens.

Desta forma pretende-se promover a sua integração no mercado de trabalho e proporcionar-lhes uma experiência em contexto laboral.

Os estagiários têm idades entre os 19 e os 50 anos e diversos níveis escolares e académicos, incluindo 12 licenciados em áreas como o Turismo, Educação Social, Engenharia do Ambiente, História, Desporto, Gestão, Dietista e Ação Social. Estes colaboradores desempenham funções em vários serviços da autarquia, nomeadamente no Espaço Internet, Desenvolvimento Económico e Turismo, Higiene e Ambiente Urbano, Arquivo Municipal, Produção e Manutenção, Contabilidade e Património, Piscinas Municipais, Bar, Apoio à Vereação, Tecnologias da Informação, Loja Social, Espaços Verdes, Ação Social e nas escolas do concelho.

   

O Município de Reguengos de Monsaraz lançou no ano passado o Programa Municipal de Ocupação Temporária de Jovens. Através desta medida, a autarquia está a proporcionar uma bolsa mensal durante um ano a nove jovens entre os 18 e os 25 anos, residentes no concelho e que estavam à procura do primeiro emprego ou desempregados.

Este programa da autarquia vai continuar com caráter anual e visa a ocupação dos tempos livres dos jovens em atividades de interesse municipal, permitindo-lhes o contato experimental com a vida profissional para potenciar as suas capacidades cívicas e de participação social, pretendendo-se que seja também um contributo para a sua inserção no mercado de trabalho.