OPERAÇÃO DA GNR FISCALIZA TRANSPORTE DE MERCADORIAS

OperaoGNR9OutA Guarda Nacional Republicana está a realizar uma operação de fiscalização que incide, sobretudo, em veículos pesados de mercadorias e passageiros. Em Elvas, a ação decorreu na entrada da A6, junto ao restaurante “Carrascal” e na zona do Caia.

Entre os dias 17 e 13 de Outubro, milhares de militares, vão “assegurar o cumprimento da legislação em vigor para o transporte de pessoas e bens nas estradas da Europa”, segundo o Capitão Pires, comandante do destacamento de trânsito de Portalegre.

“O controlo do peso e dos tacógrafos (tempos de condução, pausas, tempos de repouso, viciação e manipulação), a verificação do acondicionamento e transporte de carga, nas condições técnicas e documentação dos veículos, na condução sob efeito do álcool e na deteção de infrações de natureza fiscal, aduaneira e ambiental, são algumas das áreas onde esta operação se vai focar”, assegurou o comandante.

No total vão estar nas estradas 3750 militares – das subunidades de Trânsito, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente e da Unidade de Ação Fiscal que vão levar a cabo 1498 ações de fiscalização.

Esta operação enquadra-se no plano definido pela European Police Network (TISPOL), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é representante nacional, e do Euro Controle Route (ECR), um grupo de serviços de controlo das estradas europeias cujo objetivo é o de melhorar a segurança rodoviária.