INVESTIGADORES DO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE ESTUDAM SISTEMA DE PRODUÇÃO DE HIDROGÉNIO

Instituto_Politcnico_de_PortalegreO Centro de Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e Inovação (C3i), do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), está a dinamizar diversos projetos de investigação levando professores e alunos para o campo da ciência e do empreendedorismo.

A construção de um eletrolisador para a produção de hidrogénio é um dos projetos em curso no C3i. Um projeto que coloca o IPP no espaço de investigação em energias alternativas e sustentáveis à base de hidrogénio.

Paulo Brito, investigador e coordenador do Centro de Investigação C3i explica que «é necessário termos formas que sejam eficientes de produção do hidrogénio”, sendo que «uma das formas mais interessantes e mais limpas é a parte electroquímica”.

Neste sentido, «o que estamos a fazer é um electrolisador a partir de soluções alcalinas de forma a produzir hidrogénio com grande pureza e que seja bastante eficiente em termos energéticos», refere

Para isso, «estamos a trabalhar com eléctrodos à base de óxido de níquel e depois dopados e que nos permitem ter uma grande área superficial e ter eficiências de produção muito interessantes», explica.

A investigação é desenvolvida em colaboração com o Instituto Superior Técnico e a Associação Nacional de Hidrogénio. O objetivo é construir um sistema à escala de demonstração.