15 jovens chegam às aldeias Ribeirinha?s de Alqueva

AldeiaEstrelaO projeto “Aldeias Ribeirinhas do Grande Lago Alqueva” inicia-se na próxima segunda-feira, 3 de dezembro, envolvendo 15 jovens licenciados que serão distribuídos pelas aldeias de Capelins, Póvoa de São Miguel, Estrela, Luz, Alqueva e Campinho.

Promovido pela Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva, S.A. (EDIA), a Associação Transfronteiriça dos Municípios das Terras do Grande Lago Alqueva (ATMTGLA), a Universidade de Évora e a Delegação Regional do Alentejo do IEFP, este projeto-piloto visa dinamizar, económica, social e culturalmente cinco Aldeias Ribeirinhas do regolfo da Albufeira de Alqueva.

Os estagiários foram selecionados de entre mais de 600 candidatos de todo o País.

O trabalho dos estagiários no terreno irá seguir a metodologia do Projeto Querença, baseado numa abordagem de problem solving e investigação-ação, isto é, aprender, apreender e empreender no próprio local, através do contacto direto com os problemas e com a população.

Com este projeto procuram-se soluções inovadoras e sustentáveis para a economia e para a sociedade local, integradas numa estratégia coerente e fortemente articulada com as populações e com os recursos endógenos.

O projeto visa também promover a fixação de jovens com formação superior neste território, promovendo o desenvolvimento das suas competências e a criação de negócios que possam traduzir-se em mais-valia para as aldeias, potenciando os seus recursos, cultura e tradições.