Hoje é o Dia da Infância: DECO alerta para riscos da Internet

internetHoje, 3 de outubro, é o dia da infância. Para assinalar a efeméride, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – A DECO, Delegação Regional de Évora, alerta para a importância do uso da internet de forma segura.

São cada vez mais frequentes as situações de jovens internautas que são vítimas de esquemas perigosos, nomeadamente através das redes sociais. Com a recente denúncia de pais de crianças do sul do País que estavam a ser vítimas de assédio sexual através do facebook, a DECO aconselha prudência no uso da internet pelos mais jovens:

– “Não facultar dados pessoais através da internet; Não acreditar em tudo o que é anunciado através da internet; Não permitir que as crianças naveguem livremente na internet, sem a supervisão de adultos; Não marcar encontros através das redes sociais; Nunca facultar informações que possam identificar o utilizador (nome, telefone, morada, nome da escola); Não fornecer qualquer tipo de dados relacionados com o aspeto físico nem enviar fotos a desconhecidos; Eliminar com regularidade o histórico do computador, sobretudo quando o computador não pertence ao utilizador;  Não facultar a ninguém a palavra-passe; Não abrir e-mail de destinatários que não conhece nem aceder a link’s de sites duvidosos.

Para mais informações consulte o portal www.internetsegura.pt e utilize, em caso de necessidade, a Linha Ajuda Internet Segura.pt – 808 91 90 90.