“À Conversa Com” Joaquim Carvalho

Joaquim_Carvalho_-_Bisca

Joaquim Carvalho tem um novo trabalho, é o segundo Cd lançado pelo cantor Elvense.

O trabalho intitula-se “Elvas Cidade”, um trabalho de dedicado a Elvas, e que fala sobre todos os monumentos da Cidade.

Este trabalho é composto por dezoito temas, com alguns inéditos, o Cd inclui ainda êxitos como “Kanimambo”, “Olhos Castanhos”,”Señor Doctor”,”Cha Cha Cha em Lisboa” e “O Vento Mudou” .

Ouvir aqui a “À ConversaCom ”

Município de Borba recebeu o Prémio Município por Excelência

Municpio_por_ExcelnciaO Município de Borba recebeu o Prémio Município por Excelência do Instituto Fontes Pereira de Melo.

A Presidente do Instituto Fontes Pereira de Melo, Maria Teresa da Costa Macedo, entregou a distinção pelas ações relevantes ao serviço de uma criativa dinâmica de desenvolvimento e de qualidade de vida para todos os munícipes em prol da defesa epromoção dos valores fundamentais do progresso, da justiça e da solidariedade.

Com o mesmo fundamento, o IFPM distinguiu ainda o Presidente da Assembleia Municipal e os eleitos que integraram o atual executivo da autarquia com o diploma “Autarca por Excelência”, reconhecendo o meritório trabalho desenvolvido pelo Presidente da Assembleia Municipal, Jerónimo Cavaco, Presidente da Câmara Municipal, Ângelo de Sá, e vereadores Humberto Ratado, Hugo Mendanha, Rosa Véstia, Joaquim Serra e Artur Pombeiro.

Foram ainda homenageadas duas instituições locais, os Bombeiros Voluntários de Borba, na pessoa do seu Comandante Honorário António Ferreira, e a Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba, na pessoa do seu Maestro José Francisco Andrade.

Na mesma cerimónia foi ainda assinado o protocolo de parceria estratégica entre o Município e a Confederação Nacional das Associações de Família, com o objetivo de criar condições para o desenvolvimento social, cultural e económico das famílias do concelho de Borba, através do desenvolvimento de um conjunto de ações entre ambas as instituições. A Confederação Nacional das Associações de Família atribuiu ao Município de Borba o título de “Município Pró-Família”, como prova do reconhecimento pelos destacados apoios e relevantes ações em prol da defesa e da promoção dos valores, direitos, interesses e do bem-estar das famílias do município. Também pelo importante trabalho desenvolvido ao longo da sua vida em prol da comunidade, a Confederação homenageou Maria Valentina da Silveira-Machado.

 

75% DAS VAGAS DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA PREENCHIDAS

UNIEvoraCerca de 75% das vagas da Universidade de Évora (UE) foram preenchidas logo na primeira fase de candidaturas. Nas 1134 vagas do Concurso Nacional e do Concurso Local de Acesso (CN e CL) para este ano letivo foram colocados 841 candidatos, dos quais 600 entraram em primeira opção.

Às vagas do CNA acrescem as correspondentes ao Concurso Local de Acesso da licenciatura em Música e Teatro que este ano voltaram a ficar quase completamente preenchidas.

As matrículas dos colocados desta fase já se iniciaram nesta segunda-feira e vão até 13 de setembro.

As matrículas podem ser feitas presencialmente até 11 de setembro (entre as 9 e as 16 horas), ou on-line, através do Sistema de Informação Integrado da Universidade de Évora (SIUE), disponível em https://siiue.uevora.pt.
O processo de candidatura on-line é rápido, demorando em média 20 minutos, sendo necessário, para além do acesso à internet, a seguinte documentação: fotografia tipo passe e Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão.
Quem optar por se matricular presencialmente terá que se deslocar ao Colégio do Espírito Santo. Esta opção foi já seguida por centenas de jovens, que esta manhã, acompanhados de familiares, afluíram ao edifício do Colégio do Espírito Santo.
Como é habitual na Universidade de Évora estão mobilizados diferentes serviços diretamente envolvidos na receção aos novos alunos, assegurando assim o apoio necessário neste primeiro ato académico. As aulas dos novos estudantes têm inicio logo após a sua matricula.
A segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público de 2013 já teve início hoje, prolongando-se as candidaturas até ao dia 20 de setembro. Para além de outras, nesta fase serão colocadas a concurso, maioritariamente, as vagas sobrantes da primeira fase do concurso.

“DEABTES AUTÁRQUICAS 2013” ESTA NOITE COM OS CANDIDATOS DE MONFORTE

AlentejoFMA sua rádio “O Alentejo em FM” inicia hoje o ciclo de debates autárquicos com vista às eleições do próximo dia 29 de setembro.

Em antena terão lugar um conjunto de debates que decorrem até à manhã do próximo sábado, dia 14.

O primeiro concelho a estar em debate e análise é o de Monforte, esta noite de terça-feira, dia 10 de setembro. Em estúdio teremos os candidatos Miguel Rasquinho, pelo PS, Gonçalo Lagem é candidato da CDU e António José Vieira é candidato da Coligação PSD/CDS.

Do distrito de Évora vêm a debate os candidatos à Câmara Municipal de Borba, na noite de dia 11, quarta-feira.

O concelho de Campo Maior está em debate na noite de sexta-feira, dia 13. Os debates nos dias úteis da semana têm hora marcada entre as 22 e as 24 horas, nos estúdios da Rádio Campo Maior, na Rua dos Chilões em Elvas.

Os candidatos à Câmara de Elvas encerram o ciclo de “Debates Autárquicas 2013” na manhã de sábado, dia 14, entre 11 e as 13 horas.

EQUIPAS DE COMBATE A INCÊNDIOS TESTAM MEIOS DE VANGUARDA NA AGRÁRIA DE ELVAS.

IncendioAlandroalA Escola Superior Agrária de Elvas recebe a partir de hoje 45 formandos provenientes dos corpos de Bombeiros do distrito de Portalegre, Bombeiros Canarinhos e Chefes de equipas de Sapadores Florestais.

Estes elementos irão participar numa ação de formação desenvolvida no âmbito do projeto SATFOR (desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas para a melhoria, prevenção, eficácia e segurança na extinção de incêndios florestais). A iniciativa decorre até à próxima quinta-feira, dia 12.

Durante a manhã, os participantes realizarão um exercício de combate de incêndios virtual através da 3eTraining, que permite representar grandes incêndios virtuais e simultaneamente funcionar como uma ferramenta de gestão dos meios, sendo utilizada na formação do pessoal envolvido no combate de incêndios.

À tarde, serão realizadas demonstrações das ferramentas desenvolvidas para utilização em dispositivos móveis Android, designadamente:

– EmeRA – Realidade Aumentada: faz a gestão de equipas e meios de extinção sobre Realidade Aumentada para dispositivos móveis, a qual permite localizar recursos no terreno sem necessidade de estabelecer contacto visual, assim como, conhecer a que distância e em que direção se encontram

SATFORMAP – permite posicionar num mapa convencional, os recursos de emergências, editá-los e também adicionar novos recursos georreferenciados. O SATFOR é desenvolvido pela empresa TRAGSA (empresa pública especializada no desenvolvimento do meio rural, conservação da natureza e serviços de emergência), pela TRAGSATEC, Escola Superior Agrária de Elvas do Instituto Politécnico de Portalegre e o Centro de Investigação Florestal de Lourizán da Xunta da Galicia.