O Festival do Crato está hoje, quarta-feira dia 28, de regresso com um cartaz que aposta em projetos da música nacional e internacional. O evento encerra na madrugada do próximo domingo. No primeiro dia de certame, marcam presença Os Azeitonas e Carlos do Carmo & Orquestra Sinfonietta de Lisboa.
Comer bem e conhecer as artes tradicionais de todo o País, são características do Festival do Crato, desde que em 1984 se realizou a primeira Feira de Artesanato e Gastronomia.
Ao ganhar identidade de Festival, o evento afirmou-se no panorama dos festivais de verão nacionais, atraindo à histórica vila alentejana novos públicos que fazem dele uma referência singular entre os certames do género.
Até dia 31 de Agosto sobe ainda ao palco o klezmer frenético dos Melech Mechaia e Richie Campbell (dia 29), GNR, acompanhados de Camané, Márcia e Mitó Mendes (A Naifa) e a voz de Aurea (30 de Agosto); Skunk Anansie são os cabeças de cartaz, a que se junta o roque popular dos Diabo na Cruz (31 de Agosto).
Há ainda lugar para a aposta em relevantes projetos locais como Spinning Parks, Ricardo Gordo, Plano B, Pedro Madeira e a Filarmónica e Coro da Misericórdia do Crato. O Festival do Crato é organizado pela Câmara Municipal do Crato.