TERRUGEM: CORRIDA DE TOIROS ANIMOU FESTAS DE STº ANTÓNIO

CorridaToirosTerrugem3Agosto2013Realizou-se no passado sábado, na Terrugem, a tradicional corrida de touros integrada nas festas de Santo António.

Foi uma corrida entretida e ritmada graças às atuações positivas dos jovens Filipe Gonçalves, António Maria Brito Paes e Tiago Carreiras e do regular comportamento do curro de António Charrua, bem apresentado e nobre faltando-lhe apenas um pouquinho de raça, exceção feita para o lidado em quarto lugar que permitiu a conquista dos dois troféus em disputa, Filipe Gonçalves melhor lide a cavalo e João Fortunato (S. Manços) melhor pega. Neste capítulo, as mesmas estavam cargo dos amadores de Lisboa e S. Manços e foram todas (cinco) consumadas ao primeiro intento.

 

De referir que a última foi realizada por elementos de ambos os grupos, não contando por isso para o troféu em disputa. Tal ficou a dever-se ao facto de o quinto toiro, logo após a cravagem do segundo ferro comprido e numa altura em que o cavaleiro Brito Paes trocava de montada, ter partido um pitón acabando por ser recolhido o que provocou, por parte do público, uma enorme bronca para com a empresa e a direção da corrida, por não ter sido lidado o sobrero. Nesta corrida foram homenageados o antigo forcado Zeca Pereira e a título póstumo o aficionado e sócio fundador da ABAT (proprietária da praça) António Folgado “Baguinho”.

Organizada pela empresa Toiros +, a corrida foi dirigida por Agostinho Borges assessorado pelo médico veterinário José Guerra e teve, no início e ao intervalo, momentos de fado nas vozes de “Os Marialvas”.