O protocolo que visa a criação de um pólo de Formação Superior em Elvas, na área de Regeneração urbana e económica, foi assinado na manhã desta quinta-feira, dia 18 de julho.
O documento envolve Universidade Técnica de Lisboa, a Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Portalegre e a Universidade da Extremadura, em Badajoz (Espanha), e os municípios de Campo Maior, Arronches, Sousel, Estremoz, Borba, Vila Viçosa, Alandroal e os ayuntamientos espanhóis de Olivença e Badajoz.
O Pólo entra em funções no próximo ano letivo de 2013/2014,
Rondão Almeida, autarca elvense referiu que este é um primeiro passo para que se possa avançar para um doutoramento, sendo este primeiro ano é reservado a uma pós-graduação.
Francisco Olivera, vice-presidente da Faculdade de Arquitaectura da Universidade de lisboa, realçou a importância do protocolo referindo que é fundamental para a dinamização aa região, e o carater ibérico do mesmo.
Joaquim Mourato, Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre realçou a importancia deste protocolo na reabilitação das cidades e centros históricos.
Carlos Brauman Reitor da Universidade de Évora referiu o facto do património ter caracteristica peculiares que é necessário saber preservar
Maria del Mar Manzano, Vice-Reitora da Universidade da extremadura falou sobre a importância de criar redes de cooperação entre as várias entidades envolvidadas.