Elvas cria Pólo para Formação em Requalificação Urbana

poloElvas1A cidade de Elvas vai criar um Pólo de Formação Superior na área da regeneração urbana e económica. O objetivo passa por formar técnicos superiores na área da reabilitação dos centros históricos.

O Pólo ficará localizado na cidade de Elvas, nas instalações da atual Escola Superior Agrária. São parceiros vários municípios alentejanos e da região da Extremadura espanhola, nomeadamente os ajyuntamentos de Olivença e Badajoz (Espanha).

A nível de instituições superiores o projeto envolve a Universidade Tecnica de Lisboa, Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) e Universidade da Extremadura.

Rondão Almeida, presidente do município de Elvas, enumerou as áreas abrangidas por esta formação, afirmando que a mesma é direcionada a licenciados nas áreas da engenharia, arquitetura, história, economia, arqueologia e antropologia.Poloelvas2

Para ser implementado o projeto será assinado um protocolo entre os parceiros a 18 julho, nos Paços do Concelho de Elvas, às 10 da manhã. No próximo dia 10 de julho, uma quarta-feira, encontram-se os estabelecimentos de ensino superior para acordar as linhas do documento.

O Pólo entra em funções no próximo ano letivo de 2013/2014 e o currículo do curso é igualmente apresentado a 18 julho.

Madalena Moreira, da Universidade de Évora , revelou a sua satisfação pela implementação da pós-graduação em requalificação urbana. Albano Silva, vice-presidente do IPP, sublinhou que este projeto “faz todo o sentido” no contexto atual do ensino e da sociedade.

Luís Fernando de la Macorra, pela Universidade da Extremadura, referiu que este “é o primeiro de muitos projetos transfronteiriços conjuntos”.

António Morais, da Universidade Técnica de Lisboa, considerou o desafio “aliciante” por ir de encontro às necessidades atuais. António Ávila, alcaide de Olivença, defende que este é o primeiro passo para a recuperação das cidades envolvidas. Bernardino Pires Antou, do ayuntamento de Badajoz, referiu que esta união ibérica é uma “mais valia”.

Armando Varela, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e presidente da autarquia de Sousel, destacou a oportunidade de criação de emprego na região. João Grilo, presidente da Câmara de Alandroal, considerou “muito importante” a parceria hoje apresentada. Fermelinda Carvalho, presidente no município de Arronches, referiu a complexidade do tema da regeneração urbana que agora poderá ser simplificado com a abertura do Pólo.

Luís Roma, presidente da Câmara de Vila Viçosa, lembrou que este tema é igualmente “muito relevante” para aquela região devido ao património de que dispõe.