VEJA A MAIOR LUA CHEIA DO ANO A PARTIR DAS 21H06

LuaCheiaHoje à noite vamos ver a Lua cheia maior e mais brilhante de 2013, um espetáculo que se deve ao facto de o nosso satélite natural estar mais próximo da Terra.

É uma surpresa agradável para começar o verão em grande. A maior e mais brilhante lua cheia do ano vai surgir hoje à noite a partir das 21h06, sendo visível até às 6h14 de segunda-feira.

Os astrónomos calculam que o único satélite natural da Terra estará apenas a 357.000 km de distância dos nossos olhos (em média costuma estar a 384.405 km) e será 14% maior e 30% mais brilhante para quem o observar, desde que o céu esteja limpo.

As previsões para hoje do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para céu limpo no distrito de Bragança, Beira Interior e todo o sul do território de Portugal Continental.

Ponto da órbita mais próximo da Terra

Este espectáculo acontece uma vez por ano quando a Lua cheia surge perto do perigeu, o ponto da sua órbita mais próximo da Terra, que pode estar a uma distância de apenas 356.577 km – o chamado perigeu máximo.

Em contrapartida, o ponto da órbita em que a Lua está mais longe do nosso planeta chama-se apogeu. O apogeu máximo é de 406.655 km. O tamanho aparente da Lua é hoje 14% maior e 30% mais brilhante em comparação com a sua situação no apogeu.

Segundo o sítio na internet do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), em 2014 será a 10 de agosto que a Lua cheia estará próxima do perigeu. “No entanto, uma Super lua com as mesmas características desta de 2013, tão favoráveis à observação, só voltará a acontecer daqui a 18 anos”.

Uma órbita excêntrica

A Lua está mais perto ou mais longe da Terra em cada mês lunar (27,3 dias) porque a sua órbita não é circular mas tem a forma de uma elipse com uma excentricidade média de 5,5%.

O OAL explica que o tamanho aparente de Lua, o maior satélite natural do Sistema Solar, é classificado como Superlua “quando o intervalo temporal entre a Lua cheia e o perigeu é menor do que 1 dia e 8 horas”.

Quando a Lua está em quarto crescente ou em quarto minguante o seu brilho, ou luar, não diminui 50%, como seria de esperar, mas bastante mais – cerca de 90%.

Tudo porque as áreas de maior altitude da sua superfície fazem sombra sobre as regiões mais baixas, reduzindo a quantidade de luz solar refletida para a Terra.