Roadshow Projeto 80 está hoje em Portalegre

Roadshow_Projeto_80O Roadshow Projeto 80 está hoje em Portalegre, com o lema “o mundo está a pedir o teu 80”, desafiando cerca de 18 mil jovens estudantes, entre os 13 e os 17 anos, a apresentarem projetos que promovam a sustentabilidade.

O Roadshow Projeto 80 pretende levar na bagagem mensagens que inspirem os jovens estudantes “a darem o seu 80” através do desenvolvimento e candidatura dos seus projetos/trabalhos em prol de uma sociedade mais sustentável.

O programa do roadshow é constituído pela apresentação de projetos de boas práticas e atividades interativas. A Sociedade Ponto Verde, patrocinadora do projeto, vai ser parceira da animação do roadshow, levando uma slot machine adaptada à realidade da reciclagem. Para participar, os jovens deverão colocar uma embalagem vazia de plástico na máquina e acionar a alavanca. Se conseguir a combinação certa, ganhará um prémio.

Por sua vez, a Amb3E vai disponibilizar o jogo “Apanha os REEE´S” no qual os jovens têm de encaminhar para o ponto electrão apenas resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, recebendo pontos por cada REEE apanhado.

Participam no Roadshow Projeto 80 representantes da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, da Amb3E, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, da Quercus e da Sociedade Ponto Verde, entre outros convidados.

Podem candidatar-se ao Projeto 80 Associações de Estudantes do Ensino Básico e do Ensino Secundário ou grupos informais de alunos. As candidaturas decorrem até 31 de maio em www.projeto80.pt.

São candidatos projetos que promovam a preservação da biodiversidade, a gestão eficiente de recursos, a diminuição da pegada carbónica e hídrica, a cidadania, o voluntariado e o empreendedorismo, visando a adoção de boas práticas e de comportamentos sustentáveis.

Os seis melhores trabalhos serão apresentados na cerimónia de entrega dos Green Project Awards 2013, que decorre em Setembro, na qual o vencedor será galardoado com o Prémio “Iniciativa Jovem – Projeto 80” que consiste numa visita às Instituições Europeias em Bruxelas.