Doentes perdem direito a transporte após alta hospitalar

ambulanciaA Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) procedeu a alterações na política de transporte de doentes- evacuações. A medida entrou em vigor a 1 de janeiro de 2013.

De acordo com a normativa a que a Rádio ELVAS teve acesso, está escrito que “serão alterados os procedimentos relativos a evacuações dos Centros de Saúde para os Hospitais de Elvas e Portalegre. Assim, após a chegada ao Serviço de Urgência do hospital não aguardam pela alta do doente”.

De acordo com esta norma, os doentes, após receberem a alta hospitalar, não têm direito a transporte, pelo que devem regressar pelos próprios meios ou pagar transporte. Com esta nova medida, a ULSNA poupa o dinheiro a pagar pelas horas de espera às corporações.

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior já reagiu a esta diretiva e contesta o procedimento da ULSNA. “É desumano, mas não somos nós que fazemos as regras. As pessoas vão ficar à sua sorte e tentar pelos seus próprios meios regressar a casa”, referiu Miguel Carvalho, comandante dos Bombeiros de Campo Maior.

A corporação de Campo Maior emitiu hoje um comunicado à população a informar desta alteração, ao mesmo tempo que sublinha que “devido às dificuldades financeiras da associação, todos os serviços efetuados com fatura, passam a ser pagos ao motorista, mediante a entrega do documento, no final do transporte”.