Évora: Máquina de Colheita de Azeitona da UE nomeada para prémio BES

MaquinaAzeitonaO projeto Máquina de Colheita em Contínuo de Azeitona (MCCA) promovido pela Universidade de Évora foi um dos três nomeados na fase final do Concurso Nacional de Inovação BES no setor Recursos Naturais & Alimentação.

Através do Grupo de Mecanização do Departamento de Engenharia Rural da Escola de Ciência e Tecnologia, participa neste projeto da Universidade de Évora a empresa de construção mecânica dos setores florestal e industrial VICORT – Victor Cardoso, Ld.ª.

O objetivo do projeto que liga a academia e a investigação à comunidade empresarial é produzir um sistema de colheita de azeitona para os modernos olivais intensivos sem que o desenvolvimento das árvores venha a impor limites à prestação da máquina, fomentando assim a sua utilização em cultivares regionais e não apenas em cultivares escolhidas pelo seu crescimento limitado.

Após a construção da versão protótipo/fase I e seu ensaio na campanha de 2011/2012, o projeto finaliza, presentemente, a construção da versão protótipo/fase II, o qual será ensaiado intensivamente nesta campanha de colheita. Os resultados permitirão a definição dos parâmetros da máquina de pré-produção.

MCCA é o projeto ADI/QREN nº 3457 (2009/2012) financiado pelo Sistema de Incentivos à I&DT, Projetos de Empresas em Copromoção.