Mercadinho do Plátano em Portalegre em dezembro

A Câmara Municipal de Portalegre organiza um Mercadinho do Plátano, que decorrerá no Jardim da Avenida da Liberdade, esta quinta-feira, dia 1, bem como nos próximos dias 3, 4, 8, 10, 11, 17 e 18 de dezembro.

Este Mercadinho do Plátano, no qual será possível adquirir artigos de artesanato e diversos produtos regionais, abre às 10 horas.

Delta The Coffee House Experience sugere experiências únicas de café para este natal

Em época de natal, a Delta The Coffee House Experience apresenta três packs diferentes, pensados para surpreender os maiores apreciadores de café este Natal.

Os três packs de experiências de café já estão disponíveis nas três Lojas Delta The CoffeeHouseExperience, em Lisboa, na Avenida da Liberdade, Loja 144 E/F, e no Prata Riverside Village, Lote 8, Loja 1, e no Porto, na Rua de Alexandre Braga 2, junto ao Mercado do Bolhão.

O Pack Pressing é composto por uma French Press, um método simples que permite extrair todo o aroma e sabor dos grãos de café, uma embalagem de café moído e um workshop de Pressing para aprender a tirar o melhor partido do café. O workshop pode ser marcado nas Lojas Delta The Coffee House Experience já a partir de Janeiro e tem um PVP recomendado de 35 euros.

Outro dos packs é o Dripping, um método de extração que acentua o sabor leve, oferecendo um café limpo, suave, rico em aromas, com menos corpo e mais acidez. O pack é composto por uma V60 ou Chemex, uma embalagem de café para esta experiência e um workshop de Dripping nas Delta The Coffee House Experience com  um PVP recomendado para o Dripping V60 de 40 euros e para o Dripping Chemex de 55 euros.

Já o Pack Chávenas é composto por duas chávenas de expresso CoffeeHouse, acompanhadas por duas bases de café feitas de cascarilha de café e uma embalagem de café, num convite a deixar-se levar pelo ritual de preparação de café que permite ir mais além nesta viagem com um PVP recomendado de 25 euros.

Elvas: Sociedade 1º de Dezembro retoma o seu evento mais tradicional

A Sociedade 1º de Dezembro, conhecida popularmente em Elvas por “Azevia”, vai regressar ao seu evento mais tradicional na noite desta quarta-feira e madrugada de quinta, de 30 de novembro para 1 de dezembro.

Com a aproximação da meia-noite, uma pequena multidão reúne-se na Rua Aires Varela, no centro histórico da cidade, perto da Praça da República, para acompanhar os elementos da Banda 14 de Janeiro a entoar o Hino da Restauração, no dia dos 112 anos da sociedade.

Por tradição, centenas de pessoas juntam-se para manter um hábito que a pandemia interrompeu em 2020 e 2021, na qual os mais velhos têm transmitido aos mais novos, possibilitando que ali convivam crianças, jovens, pessoas de meia idade e idosos, em ambiente de muita animação. Além da bebida, que “rega” a relação entre as pessoas, no petisco salientam-se a açorda à alentejana e as azevias, doce da época de Natal que “batizou” a coletividade.

InnovPlantProtect procura soluções para a ferrugem amarela

O Departamento de Proteção de Culturas Específicas, do InnovPlantProtect, tem vindo a trabalhar no combate, entre outras, a uma praga que provoca a ferrugem amarela nas plantas.

“A ferrugem amarela é uma doença causada por um fungo que afeta o trigo e outros cereais um pouco por todo o mundo, colocando em causa o futuro e a estabilidade das culturas cerealíferas”, de acordo com Sandra Correia (na foto), diretora do Departamento de Proteção de Culturas Específicas.

“O InnovPlantProtect tem vindo a analisar amostras de ferrugem amarela colhidas em campos de trigo de Portugal, com o objetivo compreender a dinâmica espacial da doença e construir um sistema de alerta precoce”, garantiu a responsável.

O combate à ferrugem amarela é o tema da edição desta semana do programa do InnovPlantProtect, com Sandra Correia, diretora do Departamento de Proteção de Culturas Específicas.

Adega Mayor tem várias sugestões para um Natal com os melhores vinhos à mesa

“Pede um desejo” é o desafio da Adega Mayor para este Natal, até porque, segundo a empresa do Grupo Nabeiro, “quando pedimos um desejo, olhamos para o que está por vir”.

Para presentear, para desfrutar em família, para dividir com os amigos ou até para saborear a solo, a Adega Mayor apresenta uma seleção de propostas que convida a abrir os sentidos a um Natal especial com produtos 100% portugueses.

Depois de dois anos atípicos, com as celebrações mais especiais condicionadas pela pandemia, os encontros sem restrições entre a família e os amigos estão de regresso. Voltamos a juntar-nos à mesa, a festejar com quem mais gostamos e a olharmos juntos para o futuro.

Para consumidores descomplicados que apreciam a simplicidade dos bons momentos:

Garrafa Magnum de Caiado 1,5lt – um vinho simples e equilibrado que termina com persistência, uma homenagem à mais icónica tradição alentejana: as paredes caiadas.

Para os apaixonados pela cultura portuguesa e que gostam de estar à frente do seu tempo:

O tripack Amálias à Mesa, criado em parceria com a Fundação Amália Rodrigues. Um conjunto composto por três vinhos tintos cujos rótulos representam a interpretação de 3 ilustradores sobre as diferentes vertentes deste ícone português: a Amália Humanista, numa interpretação de Tiago Albuquerque; a Amália Visionária, de João Fazenda e a Amália Livre, criado por Sara Feio.

Para quem quer ter o Alentejo à mesa:

O Pack “Instantes I”, traz a essência do Alentejo para a consoada. Composto por uma garrafa de Adega Mayor Reserva Tinto 2020, uma garrafa de Adega Mayor Reserva Branco 2021, mini snacks de salsichão fino gourmet e picos de pão da Pão da Terra. Um conjunto gastronómico e tipicamente alentejano.

O Pack “Instantes II” junta vários produtos regionais dentro de uma mala que homenageia as típicas cestas alentejanas. Este Pack é composto por um Adega Mayor Reserva Tinto 2020, uma garrafa de Adega Mayor Reserva Branco 2021, o delicioso azeite Adega Mayor Virgem Extra, o queijo de ovelha da Herdade da Cegarrega, cabeço de lombo fatiado Porminho, picos de pão artesanal Pão da Terra e doce de tomate Quinta do Freixo.

A Adega Mayor apresenta mais de 20 packs para celebrar um Natal Mayor, disponíveis através da loja online em  http://loja.adegamayor.pt

Elvas: “chuva rebentou condutas antigas, mas está a ser resolvido”, diz Rondão Almeida

Em vários pontos do centro histórico de Elvas e sobretudo após alguns episódios de chuva, surgiram alguns casos de abatimento de piso, verificado sobretudo ao nível da calçada.

Em causa estão, de acordo com o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, “condutas antigas que rebentaram e levaram consigo a calçada da cidade. Tivemos três ou quatro situações, bastante delicadas, e tivemos de chamar aqui alguns responsáveis da empresa Aquaelvas, uma vez que surgiram autênticas crateras em alguns locais da cidade”.

O autarca refere ainda que “a empresa responsável pela reparação das condutas se comprometeu a resolver a situação o mais rápido possível e é com alguma satisfação que registo a intervenção que já está feita em todos esses pontos. Por outro lado, no que diz respeito aos pequenos buracos que têm vindo a surgir na nossa cidade, e sempre que são do meu conhecimento, são resolvidos pelos nossos calceteiros, no máximo 48 horas depois”.

As situações de abatimentos registaram-se no Largo de São Domingos, Largo dos Combatentes, Rua do Tabolado, e mais recentemente, na Avenida Garcia d’Orta, representando um perigo iminente para a população.

Euromilhões com jackpot de 130 milhões de euros para sexta-feira

O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 130 milhões de euros uma vez que nenhum apostador acertou ontem, terça-feira, 29 de novembro, na chave sorteada.

O segundo prémio, de 614 mil euros, saiu a um apostador, no estrangeiro. Também o terceiro prémio, de 143 mil euros, contemplou um apostador, fora de território nacional.

Já o quarto prémio, no valor de 1.863 euros, saiu a 24 apostadores, três com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 15 – 20 – 24 – 35 – 38 e pelas estrelas 08 e 12.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Município de Portalegre organiza nova edição do programa de Férias Desportivas

O Município de Portalegre organiza uma nova edição do programa de Férias Desportivas Pratica +.

Dirigida a crianças e jovens, entre os 10 e os 15 anos, a iniciativa decorre de 26 a 30 dezembro, entre as 9 horas e as 12h30 e as 14 e as 17 horas, no Pavilhão da Escola Mouzinho da Silveira.

Com um programa diversificado, o “Pratica + – Férias Desportivas de Natal 2022” promete momentos com muita animação, convívio e desporto.

As inscrições são gratuitas e limitadas, pelo que o Município de Portalegre aconselha que o faça atempadamente, através do seguinte formulário: https://forms.gle/zEM6AindCwRZeosw8.

O Guia de Participação está disponível em www.cm-portalegre.pt. Para mais informações contacte o Serviço de Educação do Município de Portalegre, através do contacto telefónico 245 307 400 ou do email servico.educacao@cm-portalegre.pt.

Causas da febre em destaque no “De Boa Saúde”

A febre é algo comum e, por vezes, até benéfico, uma vez que é um sinal de defesa do organismo contra alguns agentes patogénicos.

Na edição desta semana do programa “De Boa Saúde” o médico Pintão Antunes esclarece que a febre “é uma reação do organismo a qualquer tipo de infeção existente, chegando mesmo a ser necessária, para impedir que os micróbios se multipliquem”.

A febre pode também surgir “devido a problemas emocionais ou nervosos, sendo uma reação do organismo perante algo que o está a agredir e é bom haver febre, mas também não é bom combatê-la por rotina”, diz Pintão Antunes, adiantando que, no caso das crianças, até 37,5ºC é normal, só se a criança estiver muito incomodada é que se deve administrar paracetamol”.

Pintão Antunes esclarece que não devemos, no caso das crianças, administrar anti-inflamatório, se a febre não for muito alta, porque “o corpo acaba por “não fazer a sua função, que é atrasar e combater a infeção existente”.

A febre e as suas causas são o tema em destaque esta semana no programa “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, que pode ouvir no podcast abaixo:

 

Viaturas do Museu Militar de Elvas podem estar nos 50 anos do 25 de Abril

A coleção de viaturas do Museu Militar de Elvas engloba todas as viaturas que serviram o exército português, no século XX.

Neste momento, a equipa que se dedica ao restauro das viaturas, está a trabalhar “nas viaturas que serviram o Exército durante a Revolução dos Cravos, em 1974, para que estejam aptas a circular nos 50 anos do 25 de Abril, em 2024”, como nos referiu o coronel Nuno Duarte, diretor do Museu Militar de Elvas.

“Vamos também receber, em breve, um conjunto das viaturas blindadas de lagartas que serviram o exército português. Nesse sentido, julgo que vamos ficar com uma coleção muito completa de todas as viaturas”, garantiu o coronel.

No entanto, como nos refere o coronel Nuno Duarte, o Museu Militar tem muitos motivos de interesse: “estamos inseridos em 15 hectares e, em conjunto com a câmara de Elvas, temos à nossa responsabilidade um quarto das muralhas seiscentistas que são Património Cultural da UNESCO, o único troço da muralha Fernandina, do século XIV, está no Museu Militar de Elvas e o convento de São Domingos, que é do século XIII. Para além destes monumentos nacionais, temos oito temáticas: dos arreios, dos hipomóveis, dos instrumentos musicais, da saúde militar, os psicotécnicos, os veículos militares e as diversas peças de artilharia que serviram o exército. Temos cerca de 800 espécies e exposição, o dobro em reserva e mais de 1000 que estamos a catalogar para apresentar futuramente”.

O Museu Militar de Elvas promove a valorização, o enriquecimento e a exposição do património histórico militar a si atribuído.

Abriu portas a 29 de outubro de 2009 e está instalado no espaço do antigo Regimento de Infantaria n.º 8.