Deco considera apoio do Governo a famílias vulneráveis insuficiente

A DECO tem vindo a acompanhar as várias medidas que o Governo, ao longo deste ano, tem aprovado para mitigar o aumento do custo de vida nos orçamentos das famílias portuguesas.

Embora a Associação para a Defesa do Consumidor reconheça quês “este apoio permite um certo alívio nas famílias mais vulneráveis, considera-o insuficiente, revela Ana Sofia Rosa, jurista na Delegação do Alentejo da Deco, adiantando que esta “é mais uma medida pontual para um problema estrutural, tendo em conta que “as previsões não apontam, ainda, para uma melhoria no custo de vida, continuando os consumidores a procurar alternativas para a sustentabilidade financeira do seu agregado familiar”.

A jurista afirma ainda que a Deco defende a criação de medidas de caráter permanente que protejam os interesses económicos das famílias, exemplificando algumas dessas medidas: “ aumento das prestações sociais mínimas para que seja possível o combate efetivo da pobreza – o real problema de fundo; a redução transversal do IVA para 6% na fatura da eletricidade, do gás natural e de botija, este utilizado por grande parte da população portuguesa, com maior incidência entre os mais vulneráveis; a garantia de que os consumidores economicamente vulneráveis têm acesso à tarifa social do gás natural nos mesmos termos do que já sucede na tarifa social de eletricidade; a criação da tarifa social no gás propano e butano com base nos mesmos critérios da tarifa social de eletricidade; a obrigatoriedade de uma tarifa social nos serviços de abastecimento de água, saneamento e gestão de resíduos em todos os municípios, garantindo que todas as famílias possam beneficiar desta medida independentemente da sua área de residência”.

Associação para a Defesa do Consumidor a sugerir medidas permanentes, de apoio às famílias mais vulneráveis, tendo em conta o aumento do custo de vida. Este é o tema em destaque esta semana na rubrica da Deco, que pode ouvir no podcast abaixo:

Fermelinda Carvalho: verbas do Governo na área da Educação são “insuficientes”

Sempre “muita crítica” em relação à transferência de competências do Governo para os municípios, a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, garante que, ao nível da educação, as verbas do Estado continuam a ser “insuficientes”.

A autarca recorda que o reforço de verbas, prometido, relativamente às refeições escolares ainda não é uma realidade, sendo que todos os encargos, que agora são assumidos pela Câmara de Portalegre, “sobrecarregam, e muito”, o orçamento da autarquia.

“Nós é que estamos cá todos os dias, a ter que dar resposta a todas as solicitações das escolas e de toda a comunidade escolar e depois temos de resolver as situações e o dinheiro não chega”, assegura a autarca. “De qualquer maneira, a educação é importantíssima e tudo faremos para que nada falte nas escolas”, remata.

Entretanto, foi aprovado, recentemente, em Conselho de Ministros, uma atualização que vai permitir aos municípios beneficiarem de mais financiamento “para a contratação de assistentes técnicos na área da informática”, tendo em conta que a digitalização nas escolas é uma prioridade assumida pelo Governo. O diploma contempla também uma atualização no financiamento dos “custos de manutenção das escolas”.

Ao todo, o Governo prevê transferir para o fundo de financiamento da descentralização cem milhões de euros para apoiar os municípios na entrega das novas competências na área da educação.

GNR: três feridos graves no primeiro dia da Operação Ano Novo

Imagem: GNR de Évora

A GNR, fazendo o balanço do primeiro dia da Operação “Ano Novo”, revela que, entre ontem, 29 de dezembro, e as 7h30 desta sexta-feira, dia 30, registou 230 acidentes, dos quais resultaram três feridos graves e 53 feridos leves.

Foram fiscalizados 7.853 condutores, dos quais 49 conduziam com excesso de álcool e, destes, 26 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 14 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.

Das 2.113 contraordenações rodoviárias detetadas, a GNR destaca 407 por excesso de velocidade; 134 por falta de inspeção periódica obrigatória; 48 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; 44 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; e 48 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Durante esta operação de Ano Novo, a GNR irá continuar a priorizar a fiscalização às seguintes infrações: condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas; excesso de velocidade; falta de inspeção periódica obrigatória; manobras perigosas; incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem; e utilização indevida do telemóvel.

A GNR deu ontem, 29 de dezembro, início à segunda fase da Operação Natal e Ano Novo 2022, que enquadra o reforço da fiscalização e do patrulhamento nas estradas de maior tráfego. Esta segunda fase vai decorrer até segunda-feira, dia 2 de janeiro, segundo a força de segurança, com “ações coordenadas de patrulhamento, fiscalização e sensibilização, visando as deslocações referentes ao período do Ano Novo”.

PJ alerta para mensagens falsas em nome das forças de segurança

A Polícia Judiciária, alertou ontem, quinta-feira, 29 de dezembro, que circulam mensagens falsas, por email, com conteúdo abusivo do logotipo da Polícia Judiciária e de outras instituições ligadas ao combate ao crime, como Europol, Interpol, PSP, GNR, entre outras, e supostamente assinadas por dirigentes ou entidades ligadas a este tipo de instituições.

Os cidadãos recebem no seu email pessoal ou institucional mensagens de correio eletrónico que mencionam no assunto expressões como “convocação”, “mandato”, “acusação contra você”, “processo judiciário”, entre outros títulos do mesmo género.

No corpo da mensagem, explica a PJ, “os autores das mensagens ameaçam com medidas de prisão, multa pelo cometimento de crimes de pornografia infantil, pornografia computorizada, ciberpornografia, entre outro tipo de ameaça”.

A PJ alerta ainda que “os Órgãos de Polícia Criminal e as instituições ligadas à Justiça não fazem este tipo de notificações; estas mensagens têm como único propósito a prática de crime de acesso ilegítimo e captura de dados pessoais das vítimas”.

No caso de ter recebido uma mensagem com este teor, deverá “bloquear o remetente, reportar o spam e apagar a mensagem; uma vez que “a abertura deste tipo de mensagens e dos links que venham associados, auxiliam os criminosos a aceder a qualquer sistema informático (PC, Tablet ou Telemóvel) e a infetar com vírus ou software malicioso (malware) os seus dispositivos”.

A Polícia Judiciária recomenda que “nunca aceda a links ou anexos de mails estranhos; a observação das características da mensagem (aspeto, eventuais erros ortográficos, argumentos persuasivos, que contenham ofertas generosas e despropositadas) ajudá-lo-ão a reconhecer a falsidade da mensagem; tenha cuidado com a curiosidade e desconfie de notícias e ofertas sensacionalistas; não se deixe guiar pelo tom ameaçador ou alarmista da mensagem; ninguém dá prêmios ou oferece um produto, se não estiver a participar num concurso; ninguém oferece produtos abaixo do preço que é praticado pelo mercado”.

Em caso de dúvida “contacte previamente, por telefone, a empresa ou instituição cujo nome está a ser utilizado; não responda a este tipo de mensagens e apague-as imediatamente”.

Na dúvida contacte a Polícia Judiciária, para que possa ser esclarecido.

Loja Social da Câmara de Portalegre entrega cabazes a 90 famílias

A Loja Social da Câmara Municipal de Portalegre promoveu, no passado dia 21, a entrega de mais de 90 cabazes de Natal, com o objetivo de proporcionar umas festas mais calorosas e felizes às famílias com maiores vulnerabilidades económicas e sociais do concelho.

Nesta quadra festiva, em que os gestos de solidariedade ganham um sentido maior e mais abrangente, a Câmara de Portalegre uniu esforços com diferentes instituições e particulares de modo a chegar à mesa de Natal e Ano Novo dos utentes da Loja Social e das famílias ucranianas acolhidas.

Estes cabazes foram constituídos de forma personalizada, em função do número de elementos do agregado familiar, com bens de primeira necessidade e outros que fazem parte da tradicional ceia de Natal, tais como bacalhau e perú, vinho, queijo, enchidos, abacaxi, bombons, açúcar, farinha, massa grossa e massa miúda, leite, cereais, bolachas, atum, salsichas, grão, esparguete, manteiga, azeite e óleo, sumo, marmelada, compota e pudins.

Paralelamente, também se associou a esta campanha de solidariedade a Companhia de Seguros Fidelidade, com a oferta de 40 cabazes, que foram distribuídos por outras famílias, também sinalizadas no concelho de Portalegre.

Os Quatro e Meia prometem casa cheia na Ovibeja em 2023

Foto: Arlindo Camacho

“Amanhã” é apenas uma das muitas músicas que vão ecoar no palco principal da 39ª Ovibeja, com a atuação de Os Quatro e Meia.

No dia 28 de abril de 2023, os palcos da Ovibeja vão render-se às virtudes de João Cristóvão Rodrigues (violino e bandolim), Mário Ferreira (acordeão e voz), Pedro Figueiredo (Percussão), Ricardo Liz Almeida (guitarra e voz), Rui Marques (contrabaixo) e Tiago Nogueira (guitarra e voz), os seis elementos que compõem Os Quatro e Meia.

A banda, que se caracteriza pela energia e boa disposição, fez-se ao caminho em 2013 pela mão de cinco amigos com gosto pela música (hoje já são seis), sendo que o seu álbum de estreia – “Pontos nos Is” – editado em 2017 com o selo da Sony Music Portugal, entrou diretamente para o primeiro lugar do top nacional de vendas.

Ano após ano a banda tem vindo a acumular posições de sucesso. Em 2020, o segundo longa-duração de originais “O Tempo Vai Esperar”, álbum composto por 11 faixas, conquistou o primeiro lugar no top nacional de vendas na semana em que foi editado.

Conforme informação oficial da banda, 2021 trouxe ainda uma nomeação para os Prémios Play, na categoria de “Melhor Banda”. No leque dos muitos desafios de 2022 conta-se ainda a participação d’Os Quatro e Meia como finalistas do Festival da Canção com “Amanhã”, da autoria de Tiago Nogueira, terminando o concurso em 2º lugar.

Em 2023 a Ovibeja vai ser um dos palcos de excelência em que a banda Os Quatro e Meia vão cantar e encantar, no dia 28 de abril, os seus milhares de fãs.

A 39ª Ovibeja, a decorrer de 27 de abril a 1 de maio, em Beja, é uma organização da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

Colégio da Europa tem candidaturas abertas para bolsas de estudo

O Colégio da Europa, uma instituição académica estabelecida em Bruges desde 1949, tem abertas as candidaturas às bolsas de estudo das pós-graduações para o ano letivo 2023/2024.

“Direito da União Europeia, estudos económicos europeus e estudos políticos europeus são algumas das áreas de investigação deste colégio que conta com propinas a rondar os 27 mil euros”, referiu-nos Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo.

Os candidatos devem ter pelo menos 240 ECTs na sua formação, o que corresponde, por exemplo, a uma licenciatura e pelo menos um ano de mestrado”, diz a responsável.

As candidaturas devem ser apresentadas no site do Colégio da Europa, até dia 18 de janeiro de 2023.

As bolsas de estudo do Colégio da Europa são o tema da edição desta semana do Espaço Europa, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo.

Cátia Ezequiel explora relação do Homem com a Terra em exposição no Museu Militar de Elvas

Vários cantos e recantos do Museu Militar de Elvas são, desde o passado dia 21, palco de uma mostra do trabalho artístico da elvense Cátia Ezequiel, que abrange áreas como o desenho, a instalação, a fotografia e o som.

“Aurora”, assim se chama esta exposição, tem por base uma comunicação circular entre opostos, como branco e preto, sombra e luz, destruição e construção, natureza e ação humana, em que a artista explora, sobretudo, a relação do Homem com a Terra.

Sendo natural do concelho de Elvas, explica Cátia Ezequiel, e seis anos depois de ter sido mãe, encontrou no museu militar o espaço ideal para apresentar este seu projeto, no qual vinha a trabalhar desde o verão. “Quando passei pelo quartel, achei que o quartel deveria ter qualquer minha para mostrar. Surgiu a oportunidade, foi feita a proposta, muito bem acolhida. O diretor foi muito recetivo”, começa por contar. A motivar a apresentação desta proposta, adianta, esteve o facto de ter sido em Elvas que cresceu, estudou e onde quer passar a sua velhice.

Esta, que acaba por ser uma exposição bastante imersiva, conta com um roteiro, que convida a visitar o trabalho de Cátia, entrosado com o espólio do próprio museu, e que tem início na sala de exposições temporárias e que conduz o público até a uma casamata. “Estive aqui em residência e a ideia será projetar toda a realidade militar – e agora mais do que nunca -, mas a minha intervenção aqui no espaço, complementa o que cá está, passa por quatro momentos”, explica a artista.

Numa primeira fase, na sala de exposições temporárias do museu, encontra-se uma fotografia retroiluminada. “Num segundo momento, podem encontrar, na casamata, uma instalação luminosa, com alguns registos fotográficos, de outro artista plástico, Rui Cambraia, que foi meu professor na Escola Superior de Educação de Portalegre”, adianta Cátia Ezequiel. Esta instalação, assegura, representa “o renascer e o recomeçar”, que pretende que estejam “bem marcados” nesta exposição.

Por inaugurar está ainda um outro espaço desta exposição, que poderá ser visitado no início de 2023, no paiol do museu militar, que resulta de uma performance que Cátia Ezequiel apresentou ali, ao longo de 24 horas: “quis que ficasse uma marca dentro espaço, do que aconteceu ali dentro, num primeiro momento, das 18 horas às seis da manhã e, depois, no dia da inauguração, das seis da manhã até às 18 horas”.

As carpideiras, uma instalação preta e branca e “um símbolo de esperança” são outras das peças em exposição no museu, mais propriamente na Messe de Sargentos. Ainda na Messe, é possível visualizar “Aurora”, um vídeo captado por Cátia Ezequiel, antes do dia nascer, a partir do ponto mais alto do museu.

Com este projeto, Cátia Ezequiel pretende alertar para a necessidade de se ter uma consciência de tudo aquilo que está a acontecer no planeta Terra e para as questões da sustentabilidade, por mais que a arte contemporânea permita várias leituras e interpretações. Em três palavras, a artista descreve este seu projeto como “provocatório, exigente e harmonioso”.

Com curadoria de Ana Calçada, “Aurora” pode ser visitada até dia 21 de março de 2023.

Saiba onde e quando pode obter a carta de caçador

O Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) já divulgou o calendário dos exames para obtenção de carta de caçador isoladamente e para obtenção simultânea da Licença de Uso e Porte de Arma.

De acordo com o ICNF, o período de inscrição decorre entre os 20 e os 10 dias úteis que antecedem a data de início dos exames em cada distrito e mês, considerados.

Veja aqui o calendário dos exames.

Município de Monforte volta a promover “Jogos Florais”

A 27ª edição dos Jogos Florais de Monforte já está a decorrer, numa organização do Município local. O concurso de poesia destina-se a todos os cidadãos que queiram participar.

A vereadora na câmara de Monforte, Mariana Mota, refere que “estes jogos são dos mais antigos e prestigiados do país, tendo em conta a quantidade de trabalhos recebidos em cada edição. Só na última edição contámos com mais de 300 trabalhos entregues”.

A entrega de trabalhos pode ser feita até sábado, dia 31 de dezembro, e, segundo a vereadora Mariana Mota, “o júri tem um papel muito importante neste concurso. Após avaliação dos trabalhos, a classificação final será divulgada no dia 1 de março do próximo ano e a entrega de prémios está marcada para 6 de maio”.

Só serão admitidos a concurso trabalhos inéditos redigidos em português e nas modalidades seguintes: Poema Lírico – (Tema livre); Soneto – Tema Livre; Poesia Obrigada a Mote, Glosando a quadra da poetisa Deolinda Milhano: “Poesia é a voz da alma/ Ditada p’lo coração/ Tanto agita como acalma / Produz fado e canção.”; Quadra Popular – (Tema livre); Poesia Alegórica a Monforte e Tratamento do Adágio Popular: “Pratica e serás mestre”.

Os trabalhos da 27ª edição dos Jogos Florais de Monforte deverão ser enviados por email para: jogosflorais@cm-monforte.pt até dia 31 de dezembro.