Arronches: maior preocupação no início de 2023 de João Crespo recai sobre lesados pelas cheias

Apesar de aguardar “com muita expectativa” a abertura dos avisos do Portugal 2030 para colocar em marcha alguns projetos a desenvolver no concelho, ao longo do novo ano, o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, garante que a sua maior preocupação, neste momento, diz respeito “à resposta a dar às pessoas afetadas pelas cheias”, do passado dia 13.

“Tenho esperança que o Governo olhe para este território e para estas pessoas que foram afetadas e dê uma ajuda tão necessária para resolver os graves problemas que se criaram”, assegura.

Com prejuízos “muito consideráveis”, que “afetaram pessoas, explorações agrícolas e negócios”, Arronches tem “muitos problemas para resolver” e sem a ajuda do Governo “não será possível”. Nesse sentido, João Crespo dirige uma “mensagem de esperança” a todos aqueles que sofreram os graves danos provocados pelas inundações, dizendo ser necessário “acreditar naquilo que tem sido transmitido pelos governantes”.

Continuar o trabalho diário de proximidade com as pessoas e estar sempre atento às necessidades da comunidade são outros dos objetivos do Município de Arronches, para 2023. Cultura e desporto continuarão a ser apoiados, sendo importante, para João Crespo, que possa também continuar a proporcionar momentos de fruição a toda a população.

Luís Mendes ambiciona que 2023 seja um ano de “sucessos e êxitos” para a APPACDM

Apesar de alguma preocupação com aquilo que o novo ano possa trazer, o presidente da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas, Luís Mendes, espera que 2023 seja de “união e alegria”.

“Esperamos e desejamos que tudo corra igual ou melhor que em 2022. Temos alguns receios relativamente àquilo que se fala e é com muita preocupação que olhamos para 2023”, revela.

Ainda assim, Luís Mendes ambiciona que 2023 seja um ano “de sucessos, de êxitos, de alegria, de saúde e de união”, para que, com a sua equipa, consiga continuar a levar a causa da instituição por diante.

D. Francisco Senra Coelho recorda Papa Bento XVI como o “colaborador da verdade”

O Papa emérito Bento XVI morreu este sábado, 31 de dezembro, aos 95 anos. Num longo texto, enviado às redações, o arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, recorda-o como o “colaborador da verdade”.

O texto do arcebispo para ler na íntegra:

“1 – Todo o Povo de Deus que peregrina por terras alentejanas e ribatejanas, neste extenso território que constitui a Arquidiocese de Évora, bem como muitos homens, mulheres e jovens que não se identificam como Cristãos Católicos, mas são pessoas íntegras e de boa vontade, unimo-nos neste último dia do ano 2022 para louvar a Deus pelo dom da vida, da vocação e do ministério concedido ao saudoso Papa Bento XVI, falecido hoje pelas 9.35 horas locais, para viver o encontro com o Bom Pastor, que como a Pedro o chamou e ordenou: “Vem e segue-me, farei de ti pescador de homens” (Mt. 4, 18-22), a fim de receber a coroa da glória, ele que soube servir como Homem Justo a causa da tolerância e da Paz e soube sempre apresentar Cristo como alicerce e coroa da humanização, junto dos mais pobres e dos sem voz.

Hoje, Sábado, Memória do Papa da Liberdade da Igreja, S. Silvestre I, último dia do ano 2022, como pastor fiel, Bento regressou da grande contenda à Casa do Pai. Paz à sua alma! Honra e Glória ao Vencedor da morte e Senhor da Vida e dos Vivos! Aleluia!

2 – Joseph Aloísius Ratzinger foi eleito sucessor de Pedro na Cátedra de Roma a 19 de Abril de 2005, contava 78 anos e escolheu como nome Bento, XVI, na sequência do Papa que acompanhou a primeira Guerra Mundial e sob cujo pontificado aconteceram as Aparições de Fátima, Bento XV. A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina quando eram 17.40 horas locais.

No dia 24 de Abril tomou posse da Diocese de Roma, a sede onde Pedro deu o testemunho supremo do martírio, afirmando-se discípulo de Cristo, seu Senhor, dia 28 de Fevereiro de 2013. Como Papa, manteve o lema do seu episcopado: “Colaborador da Verdade”.

3 – Ordenado Presbítero conjuntamente com seu irmão George, a 29 de Junho de 1951, pelo Cardeal Faulhaber, Arcebispo de Munique, em 1952 iniciou a sua actividade docente na Escola Superior de Filosofia e Teologia de Frisinga. Aí, leccionou Teologia Dogmática e Fundamental. Em 1953, defendeu como tese doutoral o argumento “Povo e Casa de Deus na doutrina da Igreja de S. Agostinho”. A fim de obter habilitação para docência em cátedra, apresentou a dissertação “A Teologia da História em São Boaventura”. A partir de 1969, passou a ser Professor Catedrático de Teologia Dogmática e História do Dogma na Universidade de Ratisbona. No II Concílio Ecuménico do Vaticano, foi “peritus” do Cardeal  de Colónia, Josef Frings. Perante algumas situações difíceis no diálogo teológico pós-conciliar, no ano de 1972, Joseph Ratzinger fundou a revista “Communio”, conjuntamente com Urs von Baltasar (1905-1988) e Henri de Lubac (1896-1992).

A 25 de Março de 1977, o Papa S. Paulo VI nomeou o autor da obra “Introdução ao Cristianismo”, Arcebispo de Munique e Frisinga, elevando-o a cardeal no consistório do mesmo ano, reunido a 27 de Junho. Em 1981, o Papa S. João Paulo II escolhe o Arcebispo Ratzinger para Prefeito do Dicastério da Doutrina da Fé. A 19 de Abril de 2005, é eleito sucessor de S. João Paulo II, sendo o 265º Papa da História da Igreja. Desde 2016, com a morte com a morte do Cardeal Paulo Evaristo Arns, era o último cardeal vivo criado pelo Papa Paulo VI.

4 – Nesta hora de luto iluminado pela Esperança Cristã, sentimos e agradecemos o valor da estabilidade que a serenidade deste Pastor nos oferecia a todos. Era uma companhia tão silenciosa quanto presente, uma espécie de reserva moral testada e confirmada pela preciosidade da sua sabedoria.

Perito em Humanidade, iluminava as mentes e os corações com racionalidade da Fé e com a proximidade da ternura de Deus aos vazios humanos. Profundamente conhecedor do Ocidente e da Europa doentes, encetou o diálogo Fé – Cultura através das promissoras e inacabadas iniciativas “Átrio dos Gentios”. Fica para sempre registado o seu abraço ao saudoso gigante do cinema Manuel de Oliveira no contexto do seu encontro com a Cultura realizado em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, quando da sua visita pastoral a Portugal em 2010, por ocasião da celebração dos dez anos da canonização dos Pastorinhos Francisco e Jacinta Mário, talvez a visita pastoral que mais marcou o seu pontificado.

As inesquecíveis celebrações litúrgicas vividas em Lisboa, Fátima e Porto, fizeram o encanto do nosso povo, que percebeu quão diferente era o homem Bento XVI, ao vivo, daquele que lhe pintavam os fabricantes de opinião pública. A visita de Bento XVI a Portugal foi uma festa e um gratificante encontro de muitos “afastados” com a Igreja. Afinal os verdadeiros sábios são os únicos a saberem falar dos grandes temas complexos e exigentes da vida com linguagem acessível e compreensível a todos.

Papa de Fátima, não só quando como cardeal Prefeito do Dicastério da Doutrina da Fé interpretou o Terceiro Segredo de Fátima, mas como quando, no Santuário de Fátima, com a revelação do Terceiro Segredo, nos afirmou que a mensagem de Fátima e o segredo continuavam actuais, em aberto e a ajudar a iluminar os novos tempos.

Apreciador de Mozart e seu intérprete ao piano, dizia que não o apreciava e executava apenas por motivos artísticos, mas sobretudo antropológicos: “A música de Mozart encerra todo o drama humano.” Foi esse Papa que ele tocou e compreendeu muitas vezes, iluminando-o com a Luz do Evangelho. Foi desse drama que saiu vencedor, quando com toda a Liberdade Interior a 28 de Fevereiro de 2013, perante o reconhecimento das suas limitações humanas abdicou do exercício do ministério petrino ao renunciar à Diocese de Roma.

5 – Unidos ao nosso amado Papa Francisco, acompanhemos com compromisso o seu magistério sobre os seus ensinamentos sobre a vida e obra do Papa Teólogo, bem como os seus apelos e convites à oração pessoal e comunitária por Bento XVI. Que as Paróquias incluam em todas as celebrações Eucarísticas ou da Palavra uma prece pelo eterno descanso do Papa Emérito e que no dia das suas Exéquias Fúnebres, nas Paróquias onde for possível seja oferecida a Celebração da Eucaristia em sua intenção.

6 – Nas comunidades onde é tradicional, no dia e na hora do início das suas exéquias, podem ser dobrados pelo Papa Bento XVI, os sinos “em memória de Defuntos”.

Évora, 31 de Dezembro de 2022

+ Francisco José, Arcebispo de Évora”

GNR regista quatro mortos e 11 feridos graves durante Operação Ano Novo

Imagem: GNR de Évora

No decorrer da Operação Ano Novo, a GNR registou 555 acidentes em todo o país, dos quais resultaram quatro vítimas mortais, 11 feridos graves e 106 feridos leves, entre quinta-feira, 29 de dezembro, e as 7h30 deste domingo, dia 1 de janeiro.

Em comunicado enviado às redações, a Guarda explica que duas das vítimas mortais derivam de uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, na EN 374, em Bucelas, Lisboa, na sexta-feira. Também na sexta-feira uma outra colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros, na EN 398, em Moncarapacho, Faro, resultou num morto. A quarta vítima mortal resultou de um despiste de um veículo ligeiro de passageiros, na A28, na Póvoa de Varzim, na manhã de ontem.

A GNR fiscalizou 23.360 condutores, dos quais, 193 conduziam com excesso de álcool e, destes, 101 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 65 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.

Das 5 427 contraordenações rodoviárias detetadas, a GNR destaca 1530 por excesso de velocidade, 357 por falta de inspeção periódica obrigatória; 172 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;  96 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; e 138 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Durante a operação, que decorre até amanhã, 2 de janeiro, a GNR irá continuar a priorizar a fiscalização às seguintes infrações: condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas; excesso de velocidade; falta de inspeção periódica obrigatória; manobras perigosas; incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem; e utilização indevida do telemóvel.

Paulo Moreiras espera que as entidades externas olhem para os Bombeiros “de outra forma”

Chegou o novo ano e com ele novos desafios para instituições, autarquias e para a população em geral. 

O maior desejo para o comandante dos Bombeiros de Campo Maior, Paulo Moreiras, é que, neste novo ano, “as entidades externas” às corporações, como poder local, populações e coletividades, olhem para os soldados da paz de uma outra forma, “não reconhecendo o seu valor apenas quando têm necessidade dos seus serviços e do seu socorro”.

Paulo Moreiras lembra ainda que as associações humanitárias de bombeiros voluntários e os seus quadros ativos estão “disponíveis e presentes 365 dias por ano, na maior parte das vezes, à distância de um único telefonema”.

Não prevendo tempos fáceis, “quer pelas carências de voluntariado, quer pelas indisponibilidades das próprias pessoas”, Paulo Moreiras diz ainda que o maior desafio será de “manter o espírito de humildade e reconhecimento”.

PSP alerta: “se beber, não conduza”

A PSP, que tem em marcha, até segunda-feira, 2 de janeiro, a operação “Polícia Sempre Presente, Festas em Segurança” vai estar, nesta noite de passagem de ano, muito atenta à condução sob efeito do álcool.

O chefe José Moreira, do Núcleo de Imprensa e Relações Públicas da PSP de Portalegre, apela à população para que se divirta, mas que, “se beber, não conduza”.

“Têm os transportes públicos, têm amigos que não bebem, portanto, divirtam-se e bebam com moderação, para, desta forma, evitarmos os números trágicos que, todos os anos, nos afetam”, diz ainda José Moreira.

GNR atenta a comportamentos de risco nas estradas na passagem de ano

A GNR está nas estradas, com a Operação Ano Novo, até dia 2 de janeiro, durante a qual procura intensificar o patrulhamento rodoviário nas vias de maior tráfego, de forma a garantir que as deslocações durante a época festiva decorrem em segurança, por todo o país.

Esperando-se sempre um aumento significativo do tráfego rodoviário, nesta altura do ano, segundo o comandante do Destacamento de Trânsito de Portalegre da GNR, capitão Diogo Vicente, com esta operação tenta-se, acima de tudo, “combater a sinistralidade rodoviária e regularizar o trânsito, apoiando os cidadãos na própria via”.

Durante estes dias, a Guarda está particularmente atenta aos comportamentos de risco nas estradas, como excesso de velocidade, manobras perigosas, utilização indevida do telemóvel, correta utilização do cinto de segurança e dos sistemas de retenção para crianças.

O capitão Diogo Vicente apresenta ainda alguns conselhos importantes às pessoas que, por estes dias, fazem longas viagens: “fazer um planeamento cuidado das viagens, evitando períodos de maior tráfego se possível; descansar antes de sair de viagem; parar de, pelo menos, duas em duas horas ou sempre que sintas necessidade; adequar a velocidade às condições meteorológicas, ao estado da estrada e ao trânsito; evitar manobras perigosas ou que possam resultar em embaraços no trânsito; e adotar uma condução atenta, cautelosa e defensiva”.

Novas regras para fumar em espaços fechados em 2023

A partir de amanhã, 1 de janeiro, só será permitido fumar em restaurantes, bares e discotecas que tenham uma área “igual ou superior a 100 metros quadrados e um pé direito mínimo de três metros”, segundo a portaria 152/2022, dos ministérios da Economia e Mar e da Saúde, publicada a 2 de junho.

Com esta portaria, que impõe requisitos muito mais exigentes de ventilação para as salas de fumo, com condições e custos elevados para os proprietários dos estabelecimentos, os espaços destinados a fumadores “podem ser constituídos até um máximo de 20% da área destinada aos clientes”.

Estas áreas específicas para os fumadores devem ser sinalizadas, sendo eu na porta deve constar informação sobre a lotação máxima. Para além disso, devem incluir dísticos, “em letra bem visível” com “proibida a entrada a menores de 18 anos” e “a qualidade do ar no interior pode prejudicar a saúde dos seus utilizadores”.

Programa do IPDJ apoia sete clubes no Alentejo com mais de 200 mil euros

Miguel Rasquinho, diretor regional do Alentejo do IPDJ

Das cerca de três dezenas de candidaturas apresentadas à última edição do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID) do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), foram sete os clubes contemplados, na região Alentejo, com um apoio superior a 200 mil euros.

No distrito de Portalegre, apenas o Clube de Futebol Estrela Alcorreguense, de Alcórrego, em Avis, foi contemplado com este apoio. Em Évora, os apoios vão para o Grupo Desportivo e Recreativo Canaviais (Évora), Clube de Ténis de Évora, Clube de Padel de Mora e Clube de Futebol de Estremoz. Em Beja, o IPDJ irá apoiar o Grupo Desportivo de São Teotónio (Odemira), e em Setúbal, a Sociedade da Juventude Cercalense (Cercal do Alentejo).

Estes apoios, que irão alavancar um investimento de cerca de meio milhão de euros, distribuídos um pouco por toda a região alentejana, irão requalificar diferentes espaços desportivos em diferentes investimentos, particularmente no que diz respeito à eficiência energética, requalificação de parques desportivos e respetivos pavimentos.

O PRID tem como destinatários clubes e associações desportivas de Portugal continental e visa a requalificação das instalações desportivas ao serviço das populações. As organizações associativas locais, especialmente os clubes desportivos, são estruturas que se relacionam com as comunidades da sua área de influência, disponibilizando atividades e serviços que satisfazem as suas necessidades de natureza desportiva e cultural.