Mentiras que circulam sobre alterações climáticas em destaque no “Ambiente em FM”

Neste dia 1 de abril, dia das mentiras, no programa “Ambiente em FM”, José Janela, da Quercus, fala sobre as mentiras que têm circulado, relativas às alterações climáticas

Relativamente ao estado do tempo, que é sempre tema de conversa, o ambientalista diz que as pessoas devem distinguir meteorologia de climatologia, quando dizem que as alterações climáticas não existem, referindo-se, por exemplo, está um dia mais frio.

Tudo para saber sobre este tema no programa “Ambiente em FM” de hoje, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no poscast abaixo:

Emoções da adolescência retratadas em exposição na Casa da Cultura de Elvas

A Casa da Cultura de Elvas acolhe a exposição “Estados Emotivos na Adolescência”, de Hugo Pinheiro.

Trata-se de um ensaio fotográfico sobre os diferentes estados emocionais, neste período de transição entre a infância e a vida adulta, que, como explica o autor, foi elaborado no decorrer de um curso que frequentou, no Instituto Português de Fotografia, em Lisboa.

As várias imagens que compõem esta mostra retratam momentos conturbados e habituais da fase da pré-adolescência de um jovem. O jovem em causa, na altura com 11 anos, fotogrado por Hugo Pinheiro, “começa-se a descobrir a ele próprio” e enfrenta “situações difíceis na escola”.

Todas as imagens desta exposição, que expressam sentimentos como “insegurança, incerteza e frustração”, e que, no caso, são ultrapassadas com a prática de basquetebol, são apresentadas a preto e branco. Ao todo, esta exposição é composta por nove imagens, que são apresentadas com uma sequência própria: “tudo começa em casa, passa por todos esses estados de frustração, vai para o desporto e depois volta a casa, onde encontra a proteção dos pais”.

Esta exposição pode ser visitada até 27 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas, e aos sábados das 10 às 13 horas.

Natalino Borrega representa SCC no Campeonato Nacional de Judo

O Campeonato Nacional de Judo, no escalão de veteranos, disputa-se no próximo dia 7 de abril, em Viseu.

A representar o Sporting Clube Campomaiorense estará Natalino Borrega. O atleta e treinador da modalidade, no clube, garante que “as expectativas são sempre boas, apesar de ter menos treino do que antes e a prova é muito diferente das últimas”.

Dizendo que, atualmente o seu foco tem sido “o treino das crianças”, admite vai participar no campeonato para “marcar presença”, mas acrescenta que “como é óbvio, no tapete, vou deixar tudo aquilo que tenho”.

Borrego em destaque nas ementas dos restaurantes de Vila Viçosa

A Semana do Borrego, inserida na iniciativa gastronómica “Vila Viçosa à Mesa”, decorre até amanhã, dia 1 de abril, nos cerca de 15 restaurantes aderentes.

Sendo a Páscoa uma época em que a população da região dá destaque ao borrego, nas suas mesas, o município de Vila Viçosa, como revela o vice-presidente, Tiago Salgueiro, pretende valorizar a gastronomia tradicional e também o património do concelho. “Vamos ter mais uma semana gastronómica, desta feita alusiva ao borrego, em 15 restaurantes do concelho, para valorizar a nossa gastronomia tradicional, uma vez que o borrego marca a gastronomia, no Alentejo, na Páscoa, que é uma altura propícia em Vila Viçosa, porque recebe sempre muitos visitantes, procuramos assim dinamizar a restauração e dar visibilidade ao território, através do seu património edificado”, refere.

Para além dos pratos tradicionais de borrego “muito procurados, nesta época, pelos visitantes”, os restaurantes tentam também inovar na forma como o confecionam, acrescenta Tiago Salgueiro.

Câmara de Arronches com práticas ambientais sustentáveis

Tendo presente a importância em adotar comportamentos de proteção do meio ambiente, a Câmara de Arronches adquiriu, recentemente, uma viatura elétrica.

A par desta aquisição, como revela o presidente João Crespo também a iluminação de alguns espaços municipais, do concelho, tem sido alterada para LED.

O autarca diz ainda que “a aquisição desta viatura é mais uma prova de que estamos apostados em prol do ambiente e que o município é ainda reconhecido, a nível nacional, por cumprir e trabalhar para cumprir os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas”.

A nova viatura elétrica, adquirida pela Câmara de Arronches, teve um custo de 20.400 euros.

Páscoa sem ser no campo e sem borrego “não é Páscoa”

Em Elvas, este Domingo de Páscoa, para muitos, tem de ser passado no campo, na Ajuda, onde o borrego é obrigatório à mesa.

Ainda que alguns estejam acampados junto às margens do Guadiana desde quinta ou sexta-feira, há outros que já lá se encontram desde o passado domingo. É o caso de Fernando Brás.

“Este ano o tempo é que não ajuda, que há algumas pessoas que montaram tenda, mas já se foram embora”, revela Fernando, que explica que, para o campo, levou uma “casa completa”. “Passamos aqui oito ou nove dias, por isso vale a pena”, assegura.

Sem ter dúvidas de que é dos primeiros a chegar e dos últimos a ir embora, Fernando conta que a tradição já foi passada aos mais novos da família. “Eles já têm o bichinho no corpo. Assim que vim montar isto, os meus sobrinhos quiseram vir logo para aqui”, revela.

No que toca à refeição tipíca deste dia, este elvense garante que “Páscoa sem borrego não é Páscoa”.

Romaria Pascal de regresso à Capela da Ajuda

À semelhança do que já aconteceu no ano passado, a Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso volta a promover uma Romaria Pascal na Capela de Nossa Senhora da Ajuda, em Elvas, entre este domingo e segunda-feira, dias 31 de março e 1 de abril.

Ainda que, todos os anos, muita gente rume até à Ajuda, para passar a Páscoa no campo, a junta de freguesia, como explica o presidente Joaquim Amante, tem vindo a tentar recuperar a componente mais religiosa desta tradição. “Começámos em conversas com o senhor Arcebispo, apresentámos-lhe um projeto para a recuperação da Capela da Ajuda, em que tivemos a aprovação e o interesse do senhor Arcebispo, que achou a nossa iniciativa muito positiva e, em colaboração com a Arquidiocese de Évora, estamos a recuperar a capela”, recorda.

No domingo, no âmbito desta Romaria Pascal, será rezado o terço, a partir das 21 horas. A missa, seguida de procissão, está marcada para segunda-feira, às 16 horas.

No ano passado, quando a junta retomou a realização desta romaria junto à capela, a adesão foi significativa, “dentro das expectativas”. “Com a continuidade dos anos, esperamos sempre que vá aumentando. Há mais divulgação e a capela vai estando mais embelezada, o que vai trazendo mais pessoal”, acrescenta Joaquim Amante.

A intenção da junta de freguesia é que, num futuro próximo, possa ser criada uma comissão de festas, capaz de dar outra animação a esta romaria. “Queremos ali fazer uma feirinha e trazer para ali, para a zona da capela, algumas iniciativas diferentes”, remata.

Em Campo Maior o Domingo de Páscoa é passado na Enxara

Neste domingo de Páscoa, os campomaiorenses passam o Dia na Enxara, onde na mesa da maioria das famílias não falta o tradicional Ensopado de Borrego.

Neste momento, Maria Graciosa, cedeu o lugar da sua tenda ao neto, pelo que agora só vai à Enxara passar o dia, mas recorda como eram vividos os tempos naquele local, na sua época: “esa romaria era uma maravilha, passávamos a noite à volta do lume, com o café, a tocar pandeireta e a cantar às saias”.

Ricardo Leonardo começou a ir para a Enxara, nesta época de Páscoa com a família, mas hoje é com os amigos que recria esta tradição, que valoriza bastante e que se assume como “uma forma de desconectar do mundo, num local onde reina o convívio e a festa está sempre garantida”. Quanto ao ensopado de Borrego, neste domingo está garantido.

Para Fábio Miranda, estes dias passados na Enxara são uma forma de “escapar ao stress do quotidiano”, e há mais de 20 anos que cumpre esta tradição, que “não tem explicação”. Vítor Carapinha diz que “a união, nestes dias, é a palavra de ordem.

IPDJ: candidaturas abertas para entidades promotoras de voluntariado na natureza

O programa de “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, promovido, todos os anos, pelo Instituto Português da Juventude e Desporto (IPDJ), tem candidaturas abertas para as entidades promotoras, como câmaras municipais, corporações de bombeiros e associações juvenis.

Com o objetivo de levar jovens dos 14 aos 30 anos a adquirir competências através da prática de voluntariado na promoção da sustentabilidade ambiental, este programa, recorda o diretor regional do Alentejo do IPDJ, Miguel Rasquinho, tem sido “um enorme sucesso e que tem crescido de ano para ano, até em disponibilidade financeira”.

Depois dos projetos apresentados pelas entidades promotoras, caberá aos jovens fazerem a sua candidatura, para “serem voluntários em alguns destes programas”. A intenção é que possam desenvolver um “trabalho ativo no terreno”, em torno de atividades de proteção da natureza.

O programa destina-se aos jovens que estejam interessados em participar em atividades de voluntariado em áreas protegidas, parques naturais, reservas naturais, entre outras áreas de interesse ecológico. Os voluntários terão a oportunidade de contribuir para a promoção de boas práticas ambientais e de valorização do património natural e cultural, adquirindo novas competências pessoais e profissionais.

Já foram apoiados por este programa quase 1.700 projetos, executados por mais de mil entidades, com a participação de mais de 13 mil jovens voluntários. Este ano, o programa conta com um reforço de 1,5 milhões de euros e o apoio do IPDJ, do Fundo Ambiental e da Proteção Civil.

As candidaturas devem ser submetidas na Plataforma dos Programas da Juventude do IPDJ.