Em Campo Maior o Domingo de Páscoa é passado na Enxara

Neste domingo de Páscoa, os campomaiorenses passam o Dia na Enxara, onde na mesa da maioria das famílias não falta o tradicional Ensopado de Borrego.

Neste momento, Maria Graciosa, cedeu o lugar da sua tenda ao neto, pelo que agora só vai à Enxara passar o dia, mas recorda como eram vividos os tempos naquele local, na sua época: “esa romaria era uma maravilha, passávamos a noite à volta do lume, com o café, a tocar pandeireta e a cantar às saias”.

Ricardo Leonardo começou a ir para a Enxara, nesta época de Páscoa com a família, mas hoje é com os amigos que recria esta tradição, que valoriza bastante e que se assume como “uma forma de desconectar do mundo, num local onde reina o convívio e a festa está sempre garantida”. Quanto ao ensopado de Borrego, neste domingo está garantido.

Para Fábio Miranda, estes dias passados na Enxara são uma forma de “escapar ao stress do quotidiano”, e há mais de 20 anos que cumpre esta tradição, que “não tem explicação”. Vítor Carapinha diz que “a união, nestes dias, é a palavra de ordem.