São Vicente une esforços para organizar Dia Solidário em prol do pequeno Manel

Em São Vicente, o dia 1 de junho será de solidariedade em prol de Manel Maria Cardoso, um menino de apenas quatro anos, que luta contra uma doença oncológica.

Com a organização de uma tourada à vara larga, de uma caminhada e de um passeio de bicicleta, um grupo de amigos da mãe de Manel, que é natural desta freguesia do concelho de Elvas, quis contribuir, desta forma, para esta causa.

Uma das responsáveis pela iniciativa, Joana Cobra, que revela que os pais de Manel, neste momento, se veem impedidos de trabalhar para acompanhar o filho ao IPO e estarem com ele a “cem por cento”, revela que rapidamente outros amigos se quiseram juntar a ela e à sua mãe, dando também o seu contributo para este evento solidário.

“A nossa ideia foi fazer uma tourada à vara larga, porque na nossa aldeia é o que mais chama o pessoal. Entretanto, mais amigos quiseram juntar-se a esta iniciativa, para fazer uma caminhada e um passeio de bicicleta. Também Santa Eulália se quis associar para realizar um passeio de motos antigas”, adianta Joana Cobra.

Garantindo que só querem “dar uma ajuda”, Joana lembra que, muito recentemente, também em Évora, decorreu um evento, com o mesmo fim, que “chamou centenas de pessoas”. “Estamos cá para ajudar naquilo que for preciso, pelo Manel. As verbas angariadas vão na totalidade para o Manel”, assegura.

Entretanto, estão já a ser vendidas rifas, para que um cabaz de alimentos, com produtos oferecidos pelos estabelecimentos de São Vicente, possa ser sorteado no dia 1. Quanto à tourada, adianta Joana, terá início às 16h30, na Praça de Touros de São Vicente, com gado cedido pela ganadaria Irmãos Serpa. A entrada tem um custo de três euros.

A responsabilidade pela organização da caminhada e do passeio de bicicleta é da Associação Vicentina. Manuel Anastácio, presidente da direção da associação, assegura que tudo resulta de “uma questão de solidariedade de um grupo de amigos”. “Juntámo-nos para, de alguma forma, ajudar a colmatar os problemas que advêm da situação para esta família, visto que a vida daquela casa mudou”, explica Manuel Anastácio, que garante que, neste dia solidário, “cada um apoia naquilo que pode fazer”.

O passeio de ciclismo, de 80 quilómetros, parte pelas 9 horas, na Rua de Elvas, enquanto a caminhada, com um percurso de seis quilómetros, começa meia hora mais tarde, no mesmo local. A intenção da organização é que se consiga “reunir o máximo de pessoas possível, para que o resultado seja agradável e se possa atingir o objetivo”.

As inscrições para estas duas iniciativas desportivas, com um custo de cinco euros cada, podem ser feitas na Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, através do email avcd@sapo.pt ou por um dos seguintes contactos: 965 195 814 e 967 954 143.

Para além da Associação Vicentina e da Ganadaria Irmãos Serpa, este evento solidário conta também com o apoio da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa e de outras entidades, a quem a organização agradece a colaboração.

Entidades de Campo Maior contribuem para que ginastas do SCC viajem até Itália

Casa do Terror, participação em feirinhas de Natal, Festival de Sopas e vendas de rifas têm sido algumas das iniciativas promovidas pelo Sporting Clube Campomaiorense, em parceria com os pais dos atletas da classe de Ginástica Galguini, para conseguir levar estes pequenos ginastas até ao Festival do Sol, em Itália.

Até ao momento, como revela Natalino Borrega, do clube, e apesar de ainda faltar angariar algum dinheiro, “todas as portas onde fomos batendo, todos nos ajudaram e, neste tema, em que é preciso angariar muito dinheiro, tem tudo corrido da melhor forma possível, os pais têm sido fabulosos, na ajuda na realização de todos os eventos, assim como o município, as juntas de freguesia e empresas, todos nos têm aberto as portas para o que fomos solicitando”.

O Festival do Sol decorre em Itália, de 30 de junho a 5 de julho, sendo objetivo do Sporting Clube Campomaiorense levar os ginastas da classe “Galguini”, a este que é considerado um dos maiores eventos da modalidade, no Sul da Europa.

Casa do Benfica de Campo Maior reabre portas com serviço de restauração

A Casa do Benfica de Campo Maior reabriu as portas da sua sede no passado sábado, 25 de maio, sendo que a partir de agora, e contando com serviço de restauração, passa a estar aberta diariamente.

O espaço foi requalificado e reabilitado após a assinatura de um protocolo entre a associação e o Município de Campo Maior para cedência do espaço.

Na reabertura da Casa do Benfica, a nº 1 no mundo, estiveram presentes, para além do presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, o presidente da direção da Casa do Benfica, Miguel Minas, e o presidente da Assembleia Geral da associação, Joaquim Folgado.

Espetáculo de sevilhanas “El Reencuentro” com sala cheia em Campo Maior

O grupo de Sevilhanas dos Projetos de Formação Artística do Município de Campo Maior apresentou, na noite de sábado, 25 de maio, o espetáculo “El Reencuentro”, no Centro Cultural da vila.

Perante uma sala cheia, o grupo, dirigido pela professora Rosário Caldeira, proporcionou uma noite de uma cor, música e dança, apresentando parte do trabalho desenvolvido ao longo do ano.

Workshop “Roteiros de Sustentabilidade – Discover Sustainability” na CCDR Alentejo

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), recebe na próxima quarta-feira, dia 29 de maio, o workshop “Roteiros de Sustentabilidade – Discover Sustainability”, organizado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, em parceria com a CCDR Alentejo e a Confederação Empresarial de Portugal.

Os Roteiros da Sustentabilidade – Discover Sustainability, integrados no Programa ESG PME Exportadoras representam uma iniciativa crucial no domínio da Sustentabilidade, tendo como entidade formadora a BCSD Portugal.

O principal objetivo deste workshop é sensibilizar as PME, ao nível local e regional, para a temática do ESG – Environmental, Social and Governance, destacando a importância de promover a consciencialização para a adoção de práticas empresariais mais sustentáveis e responsáveis, tornando-as empresas mais competitivas no mercado global.

Este workshop representa uma oportunidade única para explorar e discutir as estratégias, desafios e melhores práticas relacionadas com a sustentabilidade empresarial, contando com a participação de representantes do setor público e privado.

“Montemor Ladies Open” volta a juntar algumas das melhores tenistas internacionais

O Clube de Ténis de Montemor-o-Novo volta a ser palco de mais uma edição do “Montemor Ladies Open”, entre este domingo, 26 de maio, e 9 de junho.

“Esta é a 21ª edição do Montemor Ladies Open, este ano em dose dupla: vamos ter duas provas consecutivas, dotadas com 40 mil dólares, ou seja é um W50, um torneio que vai contar com algumas das melhores tenistas do circuito internacional”, começa por explicar o press officer do torneio, Pedro Couto.

As tenistas, desta vez, “vão estar não uma semana, mas duas, em Montemor”, o que, segundo o responsável, “é importante para o ténis, para o desenvolvimento desta modalidade, mas também para a economia local”.

Em prova vão estar “aproximadamente 120 tenistas em representação de 26 nacionalidades”. “Há uma curiosidade, é que temos cerca de quatro tenistas da Austrália e três do Canadá, o que faz com que tenhamos uma diversidade bastante grande das jogadoras, que vão estar presentes no Montemor Ladies Open”, adianta Pedro Couto.

Todos os dias, desde de manhã até ao final da tarde, sendo que também se poderão realizar algumas jornadas noturnas, o Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, garante o responsável, “pode receber toda a gente que gosta da modalidade e não só, para desfrutar de um fim de tarde ou de um início de noite no clube”.

Durante estes 15 dias, diz ainda Pedro Couto, “todos podem assistir a ténis de qualidade e apoiar as tenistas portuguesas que vão estar em prova”. Em representação de Portugal vão estar Matilde Jorge, “uma das melhores jogadoras portuguesas”, a alentejana Ana Filipa Santos, que regressa ao Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, e ainda Sara Lança, a par de “mais duas jogadoras que vão jogar a fase de qualificação”.

Cabeço de Vide com Marchas Populares a 15 e 29 de junho

A Santa Casa da Misericórdia de Cabeço de Vide organiza, em junho, duas noites de Marchas Populares, junto ao Salão do Albergue.

Além de desfile e arraial na Avenida da Libertação, haverá serviço de bar, sardinhada e quermesse, sendo que, a 15 de junho, a animação musical estará a cargo de Paulo Lopes e, no dia 29, do Duo Lunar. Em ambos os dias, a festa tem início marcado para as 21h30.

As iniciativas são desenvolvidas pelas funcionárias e pelas crianças do ATL da Santa Casa de Cabeço de Vide.

Feira Escolar de regresso ao Jardim Municipal de Elvas na quarta-feira

O Jardim Municipal de Elvas volta, entre quarta-feira, 29 de maio, e sábado, 1 de junho, a ser palco de mais uma Feira Escolar, promovida pela Câmara Municipal, em colaboração com as instituições de ensino e de várias associações do concelho.

No decorrer do evento, e a par de uma mostra do trabalho que é desenvolvido, ao longo de todo o ano, nas escolas do concelho, esta feira, que culmina em Dia Mundial da Criança, conta, entre outros atrativos, com teatro, desporto, dança, jogos, insufláveis e muita animação.

O presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, que agradece a todo o corpo docente por, em coordenação com o município, preparar esta feira, assegura que o evento terá “ainda mais impacto” do que em edições anteriores. “Isto serve muito para que as próprias crianças possam mostrar parte dos seus trabalhos, realizados no seu currículo escolar”, recorda o autarca.

Assegurando que não faltará animação nesta feira, o presidente apela a pais e avós para que compareçam no evento, com os seus filhos e netos. Por outro lado, Rondão Almeida diz ainda que é importante “tentar sensibilizar todas as entidades” que possam colaborar, até “porque aquela feira vai ter muita animação”. “Lá vai haver os carrosséis para as crianças e no ciclorama vai haver espetáculos todos os dias”, lembra.

Participam na iniciativa os três agrupamentos de escolas, o Colégio Luso-Britânico, a Escola Superior de Biociências, a Associação de Assistência de Vila Boim, a Obra de Santa Zita, o Semi-Internato de Nossa Senhora da Encarnação, a par de várias representações institucionais e associativas.

Esta 32ª edição da Feira Escolar tem inauguração marcada, na quarta-feira, para as 19 horas, com a habitual entrega de diplomas de mérito, aos alunos dos diversos estabelecimentos escolares do concelho. Entre quinta-feira e sábado, a feira vai funcionar das 18 horas à meia-noite.

Por estes dias, e tendo em conta a celebração do Dia da Criança, no sábado, o município de Elvas vai fazer a entrega de prendas a todos os alunos do pré-escolar e 1º ciclo do concelho.

O programa completo da 32ª Feira Escolar de Elvas para conhecer aqui.

Exposição de fotografia sobre “ser criança atrás das grades” para ver no Espaço.arte

“Punctum – Ser Criança atrás das grades” é o nome da exposição de fotografia, que está patente no espaço.arte, em Campo Maior.

Esta mostra “conta com 24 fotografias da fotógrafa Catarina Araújo Ribeiro, que passou três meses no Estabelecimento Prisional de Tires, a captar o dia-a-dia das 17 crianças que vivem com as mães que estão presas, neste estabelecimento prisional”, revela a vereadora São Silveirinha. Esta exposição assume-se como “uma reflexão sobre a liberdade ou a falta dela”, considerando que as fotografias são “bastante interessantes”.

A imostra pode ser visitada até dia 7 de julho.