APPACDM dá a conhecer projeto de Atividades Socialmente Úteis

O projeto de Atividades Socialmente Úteis do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas é apresentado esta terça-feira, 28 de maio, aos municípios e empresários dos concelhos de Elvas e Campo Maior.

A apresentação do projeto, que tem lugar nas instalações da APPACDM, a partir das 16h30, tem como objetivo a divulgação e venda de souvenirs alusivos aos referidos concelhos, elaborados pelos utentes do CACI.

Campanha “Garrafa Solidária” já decorre na corporação dos Bombeiros de Campo Maior

“Garrafa solidária” é o nome da campanha desenvolvida pelos Bombeiros de Campo Maior. Trata-se de uma iniciativa que pretende angariar garrafas de água para a corporação, devido à época de calor que se avizinha, altura em que há um maior consumo deste bem essencial e, consequentemente, também mais propícia a incêndios.

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, Luís Fava, revela que o objetivo desta campanha que tem a duração de três meses, é a “angariação de garrafas pequenas de 0.33 L OU 0.50 L, porque são mais fáceis de transportar, para que os operacionais se possam hidratar, nesta época”.

Luís Fava adianta ainda que a direção da Associação preparou também, este ano, um “kit de emergência de alimentação, para os bombeiros, composto por “barritas energéticas, atum, pão e tostas, para quando se deslocam para o combate aos incêndios, uma vez que podem não ter acesso à primeira refeição”.

Quem quiser contribuir pode entregar as garrafas de água no quartel dos bombeiros de Campo Maior.

Mural de homanagem a Rui Nabeiro inaugurado em Degolados

Um mural de homenagem ao comendador Rui Nabeiro, produzido pelo artista plástico Vice-Versa, foi inaugurado no passado sábado, 25 de maio, em Degolados, no concelho de Campo Maior.

A sessão de inauguração contou com as intervenções do presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, de Ricardo Pinheiro, deputado na Assembleia da República, do presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Graça dos Degolados, João Cirilo, e do presidente do Conselho de Administração do Grupo Nabeiro, João Manuel Nabeiro.

Estiveram ainda presentes os vereadores Paulo Pinheiro, São Silveirinha e Fátima Vitorino, Anabela Carrilho, em representação da Assembleia Municipal, e a secretária e tesoureiro da Junta de Freguesia de Degolados, Olga Madeira e Bruno Marques, respetivamente.

Cante Alentejano no encerramento da Feira do Livro de Campo Maior

O último dia da Feira do Livro de Campo Maior, no passado sábado, 25 de maio, começou com o encontro do “Mulherio das Letras”, subordinado ao tema “Liberdade – As muitas Marias na liberdade da palavra”. A sessão contou com a moderação de Adriana Mayrinck e com a participação de Maria do Céu Pires, Rosário Pedroso e Amelia Vadillo.

Durante a manhã, Paulo Dias e Cláudia Poeiras, estiveram também na Feira do Livro, para uma sessão de autógrafos da obra “Aceitar, Trabalhar, Acreditar – A prova de resiliência de Paulo Dias”.

À tarde, teve lugar a última apresentação desta edição, com o professor Paulo Costa a dar a conhecer o seu primeiro livro, intitulado “De Passagem”, numa cerimónia que contou com a participação do presidente do Município, Luís Rosinha, de Amelia Vadillo, da Filigrana Editora, de Filipe Saraiva, que apresentou a obra e de Luísa Fernandes, que deu o seu testemunho enquanto professora “deslocada” em Campo Maior durante dois anos. Os vereadores Paulo Pinheiro, São Silveirinha e Fátima Vitorino, e Anabela Carrilho, em representação da Assembleia Municipal, também estiveram presentes.

A Feira do Livro 2024 terminou com a atuação do Grupo de Cante “Os Lagóias”, que serviu para assinalar o 10.º Aniversário da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da UNESCO, integrada no programa comemorativo promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo.

A acompanhar o espetáculo, que decorreu no espaço do Museu Aberto, os presentes puderam saborear alguns produtos regionais, acompanhados pelos vinhos da Adega Mayor, da Adega da Torre e da Pupa Vinhos.

Tiago Sena vence prova do Campeonato Nacional de Enduro em Pataias

Tiago Sena, piloto de moto de Campo Maior, venceu este domingo, 26 de maio, em Pataias, no concelho de Alcobaça, uma das provas do Campeonato Nacional de Enduro.

O piloto de Campo Maior venceu a prova na classe “Verdes 1”, ficando em segundo lugar na classificação geral de “Verdes”.

No somatório do campeonato, Tiago Sena segue em segundo lugar, tanto em “Verdes 1”, como em “Verdes Geral”.

Mariza e Raquel Tavares no Festival de Flamenco e Fado de Badajoz

Mariza e Raquel Tavares são as artistas portuguesas que integram o cartaz da 15ª edição do Festival de Flamenco e Fado de Badajoz, a ter lugar, entre 2 e 6 de julho, em dois locais: o terraço do Teatro Lopez de Ayala e o Auditório Ricardo Carapeto.

Participam ainda neste festival a bailarina Sara Baras, Celia Ramos, Andrés Barrios e a Orquestra da Extremadura, que irá prestar uma homenagem a Porrina de Badajoz, no centenário do seu nascimento.

O festival, que já foi apresentado no Museu do Fado, em Lisboa, é dado a conhecer esta segunda-feira, 27 de maio, em Badajoz. Os bilhetes já se encontram à venda.

Projeto de Central hidroelétrica espanhola em consulta púbica em Portugal

Está em consulta pública em Portugal, no site Participa, da Agência Portuguesa do Ambiente, o Projeto de Bombagem de Oriol II, que se irá localizar no município de Alcántara, província de Cáceres, e que aproveitará as albufeiras existentes de Alcántara II e Cedillo.

A Agência Portuguesa do Ambiente tomou conhecimento do projeto devido à possibilidade de provocar efeitos ambientais significativos em Portugal, de acordo com o “Protocolo de atuação entre o Governo da República Portuguesa e o Governo do Reino de Espanha sobre a aplicação às avaliações ambientais de planos, programas e projetos com efeitos transfronteiriços”.

A Quercus pretende que seja prestada a devida informação às populações ribeirinhas, sobre os previsíveis impactos que ambos os projetos aportam sobre o rio Tejo em Portugal e que sejam definidos cientificamente os caudais ecológicos a integrar nos Planos de Gestão da Região Hidrográfica do Tejo

Tudo para saber sobre este tema no programa “Ambiente em FM”, desta semana, com José Janela da Quercus, para ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Banco Alimentar recolhe 6.280 quilos de alimentos em Campo Maior e Elvas

O Banco Alimentar Contra a Fome recolheu, este fim de semana, entre os supermercados de Elvas e Campo Maior, mais de seis mil quilos de alimentos.

“Entre Elvas e Campo Maior, foram recolhidos 6.280 quilos de bens alimentares, durante o fim de semana, na campanha saco. Destes 6.280, 1.760 quilos são de Campo Maior”, revela a responsável pela delegação de Elvas e de Campo Maior do Banco Alimentar, Graça Mocinha. Nas superfícies comerciais de Elvas, foram recolhidos 4.520 quilos.

Ainda que valores sejam superiores face à campanha do ano passado, em que foram recolhidos 5.700 quilos de alimentos, o que demonstra que a população “continua a ser solidária”, explica Graça Mocinha, contudo, “as pessoas já podem é dar aqueles bens que são mais dispendiosos”. Há um “grande aumento” da oferta de produtos mais baratos, como as massas, contrastando com “azeite, óleo e cereais”.

Apesar da campanha saco ter terminado ontem, até ao próximo domingo, 2 de junho, é ainda possível continuar a contribuir, através da chamada “ajuda vale”, em que o cliente informa na caixa do supermercado os produtos e as quantidades a doar, cabendo depois à superfície comercial fazê-los chegar ao Banco Alimentar.

Dia da Criança celebrado no sábado no Jardim Municipal de Campo Maior

O Jardim Municipal de Campo Maior vai ser palco, no sábado, 1 de junho, de um conjunto de atividades, alusivas à celebração do Dia Mundial da Criança.

O evento, promovido pela Câmara Municipal, contará com três atividades: a “Hora da Brincadeira”, a ter lugar entre as 10 e 13 horas e entre as 15 e 17 horas; a “Hora do Espetáculo”, das 17 às 18 horas; e o “Mercado Cá da Terra”, a decorrer entre as 15 e as 18 horas.

De entrada livre, o evento é aberto ao público em geral, sobretudo às crianças do concelho de Campo Maior.