Montemor-o-Novo: Projecto Ruínas estreia “FAKE” no Cine-Teatro Curvo Semedo a 6 de novembro

“FAKE”, a nova criação do Projecto Ruínas, estreia na próxima quinta-feira, 6 de novembro, no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo.

Com conceção e direção de Francisco Campos, a quem se junta em palco Paulo Quedas e Ricardo Falcão, este espetáculo nasce de processos de improvisação, com um foco particular na relação entre corpo e o som, explorando como a coreografia e a música podem traduzir os ruídos, repetições e automatismos do quotidiano digital.

Trata-se de uma performance sobre o vazio do excesso, sobre o “não-conteúdo” que preenche as rotinas de cada um, alimentado por scrolls infinitos e assuntos efémeros.

A história narra a história de “três pessoas, três amigos, que se encontram semanalmente para falar das suas vidas uns com os outros. Nos tempos que correm as pessoas encontram-se cada vez mais amiúde ou porque estão com problemas no seu dia-a-dia ou porque se abstraem nas redes e nas internets da vida”, começa por explica Francisco Campos. “A peça é sobre três pessoas que estão muito fechadas no seu algoritmo, nos seus feeds de Facebook, Instagram, YouTube, todas as redes possíveis, e estão enterradas nesse universo. Depois encontram-se e não têm nada para dizer uns aos outros, para além de repetir as coisas que consomem nessas redes”, conclui.

“FAKE” estreia na quinta-feira, pelas 21h30, subindo novamente ao palco do Cineteatro Curvo Semedo, no mesmo horário, na sexta-feira e sábado, dias 7 e 8 de novembro. A reservas de bilhetes pode ser feita através do contacto 967407748 ou pelo email p.ruinas@gmail.com.

Jorge Macau “com muita confiança” na candidatura do Tapete de Arraiolos a Património Imaterial da UNESCO

O processo de candidatura do Tapete de Arraiolos a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO já foi entregue pela Câmara Municipal.

Isto, depois de um longo processo de investigação, estudo, desenvolvimento de medidas de salvaguarda, realização de entrevistas entre artesãos do Tapete de Arraiolos, a realização de um mini-documentário e preenchimento de todos os requisitos definidos por lei.

O presidente da Câmara Municipal, Jorge Macau, que revela que a autarquia recebeu feedback positivo por parte da Comissão Nacional da Unesco, diz-se confiante quanto à candidatura: “nós estamos com muita confiança na candidatura e temos um feedback na Comissão Nacional da UNESCO que estamos a fazer tudo certo, por isso nós pensamos que é uma questão de tempo para que esta classificação seja dada ao Tapete de Arraiolos”.

“Esta comissão é que decide qual é o projeto, a candidatura de Portugal e que vai a candidatura da UNESCO, mas não nos deram qualquer informação acerca disso. É aguardar-se serenamente”, refere ainda o autarca.

Toda a documentação da candidatura, denominada “Processo de Confeção do Tapete de Arraiolos, à inscrição na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, foi entregue no passado dia 20 de outubro.

De recordar que a autarquia conseguiu a inscrição do Tapete de Arraiolos no inventário nacional, em 2021, já com os olhos postos nesta candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade. Em ambos os processos, foi preponderante o papel dos artesãos que mantêm esta expressão imaterial bem viva.

Exercício “A Terra Treme” volta a desafiar os portugueses a prepararem-se para o risco sísmico

Amanhã, dia 5 de novembro, às 11h05, Portugal volta a parar por um minuto para participar no exercício público de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A iniciativa, que se realiza anualmente, tem como objetivo alertar a população para o risco sísmico e para a importância de adotar comportamentos simples, mas que podem salvar vidas, em caso de sismo. Durante apenas um minuto, todos os participantes são convidados a executar os “três gestos que salvam”: baixar, proteger e aguardar.

Portugal é um território com zonas de risco sísmico significativo, e a preparação individual e coletiva é essencial para minimizar os impactos de um eventual sismo.

A campanha deste ano desafia todos os cidadãos a rever e treinar os procedimentos a adotar antes, durante e depois de um sismo, organizando-se em sete passos essenciais para proteger a casa e a família.

A mensagem é clara: “Porque todos somos Proteção Civil!” — e cada gesto conta quando o objetivo é salvar vidas.

Museu Militar de Elvas celebra 16º aniversário com cerimónia “muito simples” na quinta-feira

O Museu Militar de Elvas celebra, na próxima quinta-feira, 6 de novembro, o seu 16º aniversário.

A data, embora seja celebrada a 29 de outubro, tal como explica o diretor do museu, Coronel Nuno Duarte, é desta feita festejada a 6 de novembro dado que “muitas das viaturas do museu se deslocaram para Viseu”, onde foi celebrado, no passado dia 24, o Dia do Exército. “É o tempo em que elas têm de regressar a casa, para estarem expostas em Elvas, no Museu Militar”, esclarece.

Esta cerimónia de comemoração do 16º aniversário, que será “muito simples”, vai ser presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, o Tenente-General Maia Pereira. Estarão também presentes “mais oficiais generais, inclusivamente oficiais generais do Exército Espanhol, do Reino de Espanha, da Brigada Extremadura XI, para além de autarquia, associações, instituições, organizações e amigos do museu”.    

A programação deste dia de celebração inicia-se pelas 15h15, com a habitual sessão solene, que inclui, para além das intervenções do diretor do Museu Militar de Elvas e do Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, a distinção de personalidades que, ao longo do ano, apoiaram o museu. De seguida, o professor doutor José Varandas apresenta uma palestra sobre as “Potencialidades do Museu Militar de Elvas integrado numa cidade militar e Património da UNESCO”.

Ainda antes do tradicional Porto de Honra, que encerra estas comemorações, pelas 16h30 realiza-se uma visita guiada ao museu, durante a qual será feita a inauguração da nova sala dedicada aos Motociclos do Exército Português.

A entrevista completa a Nuno Duarte para ouvir no podcast abaixo:

Walking Festival dá a conhecer a Estrada Real de Vila Viçosa

No âmbito do Festival Alentejo Walking Festival, realiza-se no próximo domingo, dia 9 de novembro, em Vila Viçosa, um passeio pedestre “À Descoberta da Estrada Real”.

A atividade, com uma distância de 8,5 quilómetros, pretende dar a conhecer a rica biodiversidade, cultura e património da região, e proporcionar experiências de bem-estar e conexão com a natureza.

A concentração está marcada para as 9.30 horas, junto ao Mercado Municipal de Vila Viçosa.

As inscrições decorrem até dia 6, no Posto de Turismo de Vila Viçosa ou através do link https://www.dareyouspot.com/SubEvents/AddInscription

Exposição “A Diversidade Une, o Respeito Fortalece” patente no mercado municipal de Elvas

No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e Dia Municipal para a Igualdade foi inaugurada, no Mercado Municipal da Casa das Barcas, a exposição “A Diversidade Une, o Respeito Fortalece”.

A mostra apresenta trabalhos realizados por utentes das instituições do concelho, numa exposição composta por peças de puzzle elaboradas nas instituições do Concelho para assinalar esta temática.

O objetivo passa por atividade, refletir e sensibilizar a comunidade para a necessidade de uma sociedade mais justa e igualitária.

Dia Internacional das Reservas da Biosfera no Ambiente em FM

O Dia Internacional das Reservas da Biosfera assinala-se hoje, 3 de novembro.

A data é uma oportunidade para conhecer melhor o papel destas áreas no equilíbrio entre natureza e desenvolvimento humano. No Ambiente em FM de hoje, José Janela, da Quercus, fala sobre uma das mais emblemáticas reservas portuguesas — a Reserva da Biosfera de Castro Verde, no Alentejo.

Castro Verde é um exemplo notável de equilíbrio entre a atividade humana e a conservação. É um território de cerca de 57 mil hectares, conhecido pelas suas paisagens abertas, os chamados “campos brancos”.

A reserva resulta de um esforço conjunto entre autarquia, agricultores e associações ambientais, mostrando que é possível conciliar produção agrícola e biodiversidade.

O “Ambiente em FM” de hoje para ouvir no podcast abaixo:

Cantadores da Planície organizam 1º Festival de Sopas de São Vicente a 30 de novembro

Os Cantadores da Planície promovem, a 30 de novembro, aquela que será a primeira edição do Festival das Sopas de São Vicente.

A ter lugar no pavilhão multiusos da aldeia, a partir das 13 horas, este festival surge como uma forma de “dinamizar um pouco” aquela freguesia do concelho de Elvas, revela a presidente da Associação Recreativa e Cultural dos Cantadores da Planície de São Vicente, Vanessa Garcia. “O nosso objetivo é realizar um evento diferente, algo que ainda não foi feito em São Vicente”, assegura.

A entrada no festival tem um custo de 6,50 euros por pessoa. Crianças até aos seis anos não pagam. Para crianças dos seis aos 12 anos a entrada custa 3,50 euros. No valor pago está incluída a oferta da taça e de um copo de reutilizável, bem como a prova de todas as sopas disponíveis, como caldo verde, sopa de batata, de peixe e de tomate. As sopas serão produzidas não só por diferentes elementos do grupo de cantares, como por alguns restaurantes da freguesia que se associam ao evento dessa forma.

“Depois teremos imensos petiscos, bifanas, chouriços assados, salgados, e várias sobremesas tradicionais: tudo aquilo que possa existir num festival e que atraia as pessoas”, adianta Vanessa Garcia, que explica que tudo o que vá para além das sopas será cobrado à parte.  

Por uma questão de logística e para que a organização consiga perceber qual será a real dimensão do evento, os interessados em participar no festival devem fazer a sua inscrição e o respetivo pagamento, antecipadamente. “As pessoas podem-se inscrever na Junta de Freguesia de São Vicente, no Mercado São Vicente ou através do meu contacto telefónico, que é o 935 451 527”, revela a presidente da associação.  

A animação musical do evento vai estar a cargo, não dos Cantadores da Planície, mas de Gil Marques. “Infelizmente não temos pessoas suficientes para organizar o evento, estar a trabalhar para que tudo corra bem e ter a atuação dos Cantadores da Planície”, explica Vanessa Garcia.

Na organização do evento, os Cantadores da Planície contam com o apoio da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa.

A entrevista completa sobre este 1º Festival de Sopas e a atividade dos Cantadores da Planície de São Vicente para ouvir no podcast abaixo:

Quinzena Gastronómica das Sopas de regresso aos restaurantes de Campo Maior

Até ao próximo dia 15 de novembro, seis restaurantes de Campo Maior dão primazia, nas suas ementas, às sopas, no decorrer de uma mais quinzena gastronómica promovida pelo município.

“É mais um trabalho que posso identificar quase como um protocolo que nós temos com a restauração campomaiorense, através destas quinzenas gastronómicas periódicas”, começa por dizer o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha.

O autarca, que lança o convite a todos para que visitem Campo Maior, apela ainda aos visitantes para que provem “a magnífica gastronomia que todos os restaurantes campomaiorenses oferecem ao seu público”.

E sendo os vizinhos da Extremadura verdadeiros amantes da gastronomia portuguesa, Rosinha diz ser importante que, com esta iniciativa, se consiga atrair os visitantes do outro lado da fronteira, sobretudo de Badajoz: “temos de perceber que, do lado de lá da fronteira, temos muitos e muitos habitantes, muitos e muitos pacenses que, inclusivamente, desconhecem o nosso concelho, pelo que temos vindo a fazer um esforço para nos mostrarmos aos nuestros hermanos”.

Açorda Alentejana, Sopa de Cação, de Tomate, de Feijão com Couve, Canja e Caldo Verde são apenas algumas das propostas dos sete restaurantes de Campo Maior aderentes a esta Quinzena Gastronómica: Azeitona – Tapas Bar, Cozinha do Mercado, O Faisão, Raízes do Alentejo, Taberna O Ministro e Tasca da Nicole.