Amantes do todo-o-terreno convivem este sábado em Campo Maior

O Grupo TT Toca do Lobo organiza amanhã, dia 8, o seu segundo passeio de todo-o-terreno, em Campo Maior.

Nesta segunda edição do evento, tal como revela o vice-presidente do grupo, José Varela, para além dos jipes, também as motos vão poder participar. “Vamos fazer o passeio no mesmo registo do ano passado, mas vamos acrescentar 25 inscrições de motos, porque, no ano passado, muita gente nos disse que gostaria de participar no passeio em moto e nós não tínhamos essa possibilidade”, explica.

Este passeio vai iniciar-se após o pequeno-almoço, serviço na Quinta dos Pavões, onde terá lugar também o almoço. Entre as duas refeições, os participantes irão fazer um percurso entre 35 a 40 quilómetros.

Depois de almoço, e para que os amantes do todo-o-terreno se possam “divertir um pouco”, vai estar instalada, na zona industrial da vila, uma pista de trial, com vários obstáculos. A intenção é que o evento se prolongue até por volta das “dez ou onze da noite”.

José Varela assegura ainda que, com este passeio, o Grupo TT Toca do Lobo volta a colocar Campo Maior “no mapa de todo-o-terreno”, depois de uma outra associação ter deixado, há alguns anos a esta parte, de promover um evento do género. “Esta é a segunda edição que nós organizamos e, no ano passado, correu muito bem, com muitas pessoas de fora: de Portalegre, Arronches, Elvas, Estremoz, Borba”. Com o evento, a organização também procura “dar a conhecer o que é Campo Maior e alguns pontos emblemáticos”.

Este, que é o mais importante evento promovido pelo grupo, é o último realizado este ano. 

DECO: Programa E-LAR apoia famílias a melhorar eficiência energética das suas habitações

O Programa E-LAR, promovido pelo Fundo Ambiental, visa apoiar as famílias portuguesas na melhoria da eficiência energética das suas habitações, contribuindo para uma transição energética mais justa e sustentável.

A elevada adesão ao programa levou centenas de consumidores a procurarem a DECO para esclarecer dúvidas e ultrapassar dificuldades no processo de candidatura, nomeadamente quanto à entrega de documentos, recusas e utilização dos vouchers junto dos fornecedores.

Em resposta, a DECO tem prestado apoio técnico e personalizado através dos seus Balcões de Habitação e Energia, em parceria com os municípios. Estes balcões ajudam os consumidores a compreender os critérios do programa, a identificar soluções adequadas ao seu perfil energético e a aceder de forma segura aos apoios disponíveis. A associação reforça a importância de um acompanhamento próximo para garantir que ninguém fica excluído por falta de informação ou orientação.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Corta-mato escolar de Campo Maior juntou cerca de 200 crianças

O corta-mato escolar concelhio decorreu ontem, dia 6, na Escola Secundária de Campo Maior e contou com a presença da vereadora Paula Jangita.

A prova, realizada no âmbito do Desporto Escolar, apurou os representantes do concelho para a prova regional, a realizar no início do próximo ano.

No total, foram cerca de 200 alunos, entre os 10 e os 18 anos, que participaram nesta prova, nos escalões de Infantis A, Infantis B, Iniciados, Juvenis e Juniores.

Campo Maior divulga turismo de proximidade na Fehispor

O Presidente do Município, Luís Rosinha participou, no dia 6 de novembro, na sessão de abertura da 34.ª Edição da FEHISPOR – Feria Hispano Portuguesa, onde foi recebido pelo Alcalde de Badajoz, Ignacio Gragera.

A FEHISPOR, decorre na Instituición Ferial de Badajoz (IFEBA) até ao próximo dia 9 de novembro, pretende ser um espaço de promoção daquilo que de melhor se faz dos dois lados da fronteira e tem como objetivo contribuir para uma aproximação entre Portugal e Espanha. 

Campo Maior volta a estar representado num stand promocional conjunto da EUROBEC, com Elvas e Badajoz, parceiros da eurocidade. Este espaço dá especial relevância ao turismo de proximidade, permitindo desfrutar da riqueza natural, patrimonial e cultural que estas três localidades têm para oferecer.

Workshops “Sábados com Arte” regressa no sábado dirigido a crianças

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas realiza o ciclo de workshops “Sábados com Arte”.

A iniciativa prossegue no sábado, dia 8 de novembro, entre as 10h00 e as 13h00, com a convidada Cristina Flor e tendo como tema “Ilustração de personagens imaginários com aquarela”, para crianças entre os 6 e aos 10 anos.

O evento tem entrada livre e é aberto ao público em geral, com inscrição prévia.

Inscreva-se através do email: servicoeducativo.mace@cm-elvas.pt ou pelo telefone 268 626 218.

“Espaço Europa”: projeto português para a gestão do risco geológico vence Prémio RegioStars 2025

O projeto português AGEO – Plataforma Atlântica para a Gestão do Risco Geológico venceu o Prémio RegioStars 2025, na categoria “Uma Europa Verde”, tendo sido também selecionado pela Escolha do Público.

Coordenado pelo Instituto Superior Técnico em Portugal e envolvendo parceiros, não só de Portugal, como de Espanha, França, Irlanda e Reino Unido, o AGEO reúne cientistas, comunidades locais e decisores políticos numa app que permite aos utilizadores emitir alertas e receber informação relativa a eventos e conteúdos educativos sobre riscos geológicos na Região Atlântica.

O objetivo do projeto é proteger os cidadãos europeus de cenários de risco, como deslizamentos de terras, atividade sísmica, inundações e erosão costeira.

Os Prémios RegioStars, promovidos pela Comissão Europeia, reconhecem, anualmente, os melhores projetos financiados pela União Europeia nas áreas da coesão, inovação e desenvolvimento regional.

Tudo para saber sobre o assunto no programa “Espaço Europa” desta semana, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Magustos, artesanato e tasquinhas na Feira da Castanha de Marvão

Marvão celebra, nos dias 8 e 9 de novembro, a 41ª edição da Festa do Castanheiro – Feira da Castanha.

Magustos, mercado de produtos locais, artesanato, tasquinhas, animação de rua e espetáculos de palco são as principais atrações do evento. Os Toka & Dança atuam no sábado, dia 8, às 15 horas e os Átoa sobem ao palco às 16 horas de domingo.

A entrada no certame custa dois euros (crianças até aos 12 anos de idade têm entrada gratuita) e a receita reverte, na sua totalidade, para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão.

Iniciativa “À descoberta da Serra de S. Mamede” marcada para domingo

O Núcleo Regional de Portalegre da Quercus organiza, dia 9 de novembro, uma saída de campo no Parque Natural da Serra de São Mamede, com o intuito de conhecer a sua diversidade florística e faunística. Pretende-se também descobrir algumas das particularidades geológicas da região e comprovar a tipicidade das suas povoações e respetivas tradições culturais e históricas.

A atividade decorre ao longo de um percurso pedestre interpretativo, integrado no PR3 Castelo de Vide – Marvão, com cerca de 11 Km e de nível moderado, onde se vai poder apreciar o património natural e cultural desta área protegida.

A receção dos participantes, junto ao Posto de Turismo em Castelo de Vide, localizado na Praça D. Pedro V, está marcada para as 9.30 horas, começando a cainhada meia hora depois. Para as 13 horas está marcado o almoço campestre, a cargo de cada participante, em Vale de Ródão e para as 15 horas está prevista a chegada a Marvão e participação na Festa do Castanheiro e Feira da Castanha. O regresso a Castelo de Vide está marcado para as 17 horas.

Os participantes devem levar roupa e calçado confortável e resistente, adequados às condições atmosféricas e à natureza da atividade, um cantil com água (existem quatro fontes de água ao longo do percurso onde os cantis poderão ser cheios) e merenda para almoço.

Universidade Sénior de Elvas: quando as aulas de música são um contributo para o combate à solidão

Iniciado em 2007, o projeto da Universidade Sénior, promovido pela Câmara Municipal de Elvas, continua a ser uma resposta importante para a ocupação dos maiores de 50 anos residentes no concelho.

A Universidade Sénior, que iniciou este novo ano letivo muito recentemente, conta com uma oferta bastante ampla, com mais de uma dezena de disciplinas. A de música continua a ter como responsável Mário Gonçalves (na imagem).

Entre cidade e todas as freguesias rurais, Mário tem entre 170 a 180 alunos, número que tem vindo “a aumentar de ano para ano”. Ligado a este projeto há já 12 anos, o professor não tem dúvidas de que tem sido feito “um grande trabalho” com esta população, no que toca à dinamização do Cante Alentejano.

Dizendo que este tem sido, acima de tudo, um “trabalho gratificante” para si, Mário Gonçalves nota que as pessoas valorizam o seu trabalho, “não só os mais velhos, que estão ligados à Universidade Sénior, mas também a malta mais nova”. Há até quem, imagine-se, esteja “ansioso por chegar aos 50 anos” para poder começar a frequentar as aulas de música.

Mas mais que a música, sobretudo para alguns dos alunos mais velhos, estas aulas são, na verdade, momentos de fuga à solidão em que vivem. “Noto isso praticamente todos os dias. Tenho alunos que dizem que vão para as aulas mesmo para combater a solidão.   E este tipo de iniciativas, por parte do município, e os eventos que nós organizamos no âmbito da Universidade Sénior também são mesmo para isso: para combater a solidão destas pessoas”, assegura Mário Gonçalves.  

Por outro lado, para o professor, a música “não é apenas cantar ou tocar algum instrumento musical”. “A música é muito mais do que isso. Costumo dizer que as aulas ginásticas fazem muito bem às pessoas, mas a música também faz muito bem à alma”, garante.

Ainda que, em cada aula, seja o professor quem transmite os seus conhecimentos aos alunos, Mário Gonçalves confessa que, diariamente, é ele quem mais aprende com os mais velhos. “Não são eles que aprendem comigo, sou eu que aprendo todos os dias com eles. Isto é uma verdade, não é dizer só para parecer bonito. Nós, professores, aprendemos muito com estes jovens, como eu costumo dizer, porque eles de facto transmitem-nos uma positividade tremenda e isso é muito gratificante”. De cada aula acaba por sair sempre de “coração cheio”.

Agora, e com o aproximar do Natal, é tempo de aproveitar cada aula para que sejam preparados todos aqueles bonitos cânticos que, por essa quadra festiva, apresentam à população, sobretudo no decorrer de diferentes arruadas realizadas no centro histórico de Elvas. “Todos os anos tentamos incluir músicas novas, mas chega a um ponto que é difícil. Já as corremos quase todas e temos já até músicas próprias, que nós criámos”, revela o responsável.  

Com estas arruadas, a preocupação é também, de alguma forma, contribuir para a dinamização do comércio local. Por essa altura também as turmas de música da Universidade Sénior visitam os lares de idosos do concelho, algo que acontece um pouco durante todo o ano, até porque Mário Gonçalves, em diversas ocasiões, convida os alunos a saírem das salas de ensaios para terem aulas abertas nas diferentes IPSS do concelho. “Vamos aos lares e são aulas em que os idosos também participam. Para eles é uma alegria”, remata.

Secção de Ginástica do Campomaiorense enfrenta um dos seus “melhores anos” em número de atletas

Atualmente com cerca de 115 atletas, a secção de Ginástica do Sporting Clube Campomaiorense enfrenta um dos seus “melhores anos”.

O objetivo, garante um dos treinadores de ginástica do clube, Natalino Borrega, tem sido sempre o de contribuir para esse crescimento do número de atletas, sendo que, neste momento, já só uma de quatro turmas tem vagas disponíveis.

“Trabalhamos todos os anos para tentar aumentar, cada vez mais, o número de praticantes no clube, não só nesta modalidade, mas também nas outras, e acho que temos, ao longo dos anos, evoluindo positivamente”, assegura o técnico.

Natalino Borrega lembra ainda que a ginástica do Campomaiorense não tem qualquer vertente competitiva, tratando-se de uma modalidade que procura “englobar toda a gente”: “a nossa modalidade de ginástica é de Ginástica para Todos (GpT), ou seja, o cariz competitivo fica um bocadinho de lado, porque o objetivo desta modalidade é englobar toda a gente que nela queira participar”.

“O que nós fazemos, e é o que faz a Ginástica GpT, é participar em várias demonstrações”, acrescenta. Até final deste ano, a secção de ginástica do SC Campomaiorense não tem qualquer atuação prevista, mas em 2026 conta estar presente em vários eventos.

Diversão, aptidão física, ginástica de base e amizade são os princípios pelos quais se rege a modalidade, nesta sua variante de Ginástica para Todos.