A menos de uma semana do final da 1.ª fase de candidaturas ao ensino superior, mais de 38 mil estudantes já apresentaram as suas candidaturas, o que significa uma quebra ligeira face ao ano anterior.
Desde o início da 1.ª fase de acesso, a 21 de Julho, a tendência tem sido de manutenção do número de alunos em relação ao ano anterior. O concurso começou com 10.047 candidaturas (mais 894 do que no ano passado) no primeiro dia, que é um dos mais concorridos habitualmente.
O concurso nacional de acesso ao ensino superior deste ano prolonga-se por mais dois dias do que vem sendo habitual e, até quarta-feira da próxima semana, dia 10, ainda é possível apresentar candidaturas.
No ano passado, o número de estudantes que quiseram entrar ao ensino superior aumentou, depois de três anos de quebra consecutiva. O total de 48.306 estudantes que apresentaram a sua candidatura na 1.ª fase significou o número mais alto de candidatos desde 2010.
Os alunos que se candidatam ao concurso nacional de acesso concorrem a um dos 50.688 lugares disponíveis nas universidades e politécnicos públicos. Os resultados da 1.ª fase de candidatura ao ensino superior são conhecidos a 12 de Setembro. O concurso nacional termina a 24 de Outubro, quando forem conhecidos os resultados da 3ª fase de candidaturas.