Skip to content

CLDS 5G de Campo Maior quer ajudar a transformar experiência em currículos apelativos e modernos

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e, nesse sentido, o CLDS 5G de Campo Maior promove, entre os próximos dias 28 e 30 de outubro, um workshop gratuito, com vista à construção de currículos profissionais, capazes de chamar a atenção dos recrutadores.

Mas mais que a construção de currículos modernos, explica a coordenadora do CLDS, Maria Manuel Valentim (na imagem), pretende-se com este workshop, destinado a pessoas que tenham, pelo menos, o 12º ano concluído e que estejam desempregadas, levar os participantes a descobrirem-se a si próprios e às suas competências. 

“Nós pretendemos que as pessoas não levem só daqui um currículo – porque há pessoas que não têm um currículo, ou não têm um currículo mais digital, mais habitual nos dias de hoje. Mas à medida que se vai preenchendo o currículo, nós temos de ir colocando a nossa experiência, as nossas competências, e aí trabalhar nestas skills, que muitas vezes nem sabemos que as temos ou que não estamos despertos para elas”, adianta.

O primeiro passo para a construção de um bom currículo é o “autoconhecimento”, para que cada um descubra quem é, aquilo que sabe fazer e em que áreas se distingue. “As pessoas, muitas vezes, têm experiência que acham que não é relevante”, mas após uma conversa e reflexão, garante Maria Manuel Valentim, acabam por considerar importante incluir no seu currículo aquilo que já fizeram e aprenderam.

Por outro lado, quem concorre a uma vaga de emprego, defende a coordenadora do CLDS, tem de adequar o seu currículo à empresa em questão. “Tem de ser feito o trabalho de casa. É bom conhecer a empresa, saber o que é que essa empresa procura, perceber qual será a minha mais-valia para fazer parte dessa empresa. Quando nos apresentamos, o currículo deve ser destinado àquele trabalho em específico”, explica.

Para além da construção do currículo, que pode também ser feito em vídeo, para uma apresentação diferente, com este workshop o CLDS procura contribuir para a melhoria da presença digital dos participantes.

Os interessados em participar devem fazer a sua inscrição aqui, até domingo, 26 de outubro. As três sessões deste workshop, nos dias 28, 29 e 30, realizam-se entre as 14h30 e as 17h30, no Espaço Cowork, em Campo Maior. No caso de o grupo vir a ser formado por mais de dez pessoas, a formação terá lugar num outro lugar ainda a definir.

Compartilhe este artigo: