Skip to content

Candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial “ainda em avaliação por parte da Comissão Nacional da UNESCO”

O processo de candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial ainda está em fase de avaliação por parte da Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Após terem sido feitas algumas alterações no processo, Tiago Salgueiro, vice-presidente da Câmara Municipal, assegura que a autarquia está a fazer o seu trabalho em termos daquilo que foi a estratégia para a valorização do património”, esperando que “em 2026 ou 2027 a candidatura de Vila Viçosa seja oficial do estado português”.

De momento, adianta o autarca, “a candidatura está em avaliação por parte da Comissão Nacional da UNESCO” esperando “visitas para uma avaliação e reconhecimento daquilo que está a ser feito no terreno, sendo que o Município tem algumas intervenções previstas no património”.

“A ideia no fundo é avançar com todos estes trabalhos em parceria com as instituições locais, com as associações ligadas ao património e com as diferentes tutelas, para podermos ter de futuro as condições, já em termos concretos, desse trabalho de requalificação e conservação deste legado”.   

De recordar que o processo de candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial começou a ser preparado há 23 anos, no decorrer de 2001.

Compartilhe este artigo: