
O Centro Ciência Viva de Estremoz recebe, de 8 a 10 de maio, o XVIII Congresso Nacional “Cientistas em Ação”.
Acompanhados pelo professor, podem participar na iniciativa alunos de todas as instituições de ensino, públicas e privadas, desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário, individualmente ou em grupo (até quatro elementos). O professor deverá proceder à inscrição dos alunos em www.ccvestremoz.com até 4 de abril.
Organizado pelo Centro Ciência Viva de Estremoz, pretende-se com o XVIII Congresso Nacional Cientistas em Ação “fortalecer o contacto, a troca de ideias e experiências entre os alunos, professores e cientistas, incentivando a apresentação dessas ideias à observação dos outros, no âmbito da divulgação e comunicação da cultura científica e tecnológica”.
Com âmbito nacional, “pretende-se assim promover o espírito científico dos jovens, através da realização de pequenos projetos científicos nos quais o ensino experimental se revela uma prioridade. Terá ainda lugar, a atribuição de apoios vários aos três melhores trabalhos por níveis de ensino (1.º, 2.º, 3.º Ciclos e Ensino Secundário). Privilegia-se a comunicação científica, a qual é reflexo do trabalho realizado com o professor em sala de aula”. Em contexto de Congresso, esta comunicação é apresentada e defendida perante os colegas, investigadores, cientistas e elementos do júri, em painéis e por nível de escolaridade, à semelhança de um verdadeiro Congresso Científico.
Os trabalhos a elaborar devem estar sempre relacionados com a temática geral do funcionamento do nosso Planeta. No entanto, “ao ter-se optado pela Terra como tema central, de modo nenhum se limitam os projetos às disciplinas de Ciências Naturais, Biologia/Geologia. Com efeito, o funcionamento do nosso planeta só pode ser compreendido pela conjugação de várias ciências como a Física, a Química, a Informática ou a Biologia”.
Os trabalhos devem ser acompanhados com um resumo, máximo de duas páginas, contendo os objetivos, materiais, métodos, resultados e discussões e, deverá ser enviado em formato digital até dia 11 de abril de forma a constar no Livro de Resumos 2025.
No Congresso, os trabalhos são apresentados pelos jovens cientistas, sob a forma de atividade experimental e/ou maqueta, acompanhados de uma comunicação oral.