Skip to content

Higino Maroto dá a conhecer a história de Barbacena com passeio literário

O romance “Barbacena, Meu Amor!”, de Higino Maroto, serve de mote, este sábado, 26 de outubro, para um passeio literário pelas ruas daquela vila do concelho de Elvas, conduzido pelo autor da obra.

Na base do romance, começa por explicar o escritor natural de Barbacena, está a história da própria vila: “’Barbacena, Meu Amor!’ é um romance histórico que conta grande parte da história da vila de Barbacena, desde o foral de 1272 até meados do século XX”.

O romance “situa-se nos finais do século XIX e princípio do século XX, em que se evoca a história de Barbacena, como uma terra que foi tendo sempre uma ligação aos acontecimentos das famílias nobres, que foram sendo donas da vila, e uma luta secular pelo uso da terra, que o foral de 1272 dá à população para ser cultivada”. Na obra é também recordada a tentativa, por parte de vários “arrendatários de algumas terras à volta de Barbacena”, já em meados do século XIX, para “acabar com esse direito secular”, que levou a uma “grande agitação social”.

No passeio deste sábado, que tem início às 10 horas, junto à Casa do Povo de Barbacena, a primeira do país, os participantes terão oportunidade de passar por espaços como o castelo, as fontes e a Igreja Matriz. Para além de dar a conhecer a sua obra, no decorrer deste passeio literário, Higino Maroto irá também transmitir todos os conhecimentos que tem sobre a “longínqua” história de Barbacena.

A iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal, está inserida no âmbito da promoção de atividades do Turismo Literário de Elvas.

Compartilhe este artigo: