Skip to content

Festival internacional de Balões de Ar Quente está de regresso em novembro

A 27º Edição do Festival Internacional de Balões de Ar Quente (FIBAQ) vai decorrer entre os dias 7 e 13 de novembro e promete sobrevoar os terrenos do Alto Alentejo.

O Festival Internacional de Balões de Ar Quente teve a sua primeira edição em 1997. O propósito desta iniciativa, segundo Maria Inês Soares, responsável do Festival Internacional de Balões de Ar Quente, passa pela “divulgação da prática da modalidade em Portugal, nomeadamente no Alentejo, e também para a comunicação desta região interior principalmente em época baixa, mais concretamente, no verão de São Martinho”.

O evento é anualmente organizado pela Publibalão e Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo e, após 26 edições, está de volta entre os dias 7 e 13 de novembro, a percorrer os céus de Monforte, Fronteira, Ponte Sôr, Montargil, Alter do Chão e a Fundação Abreu Callado, em Benavila. “Iremos contar com maioritariamente dois voos por dia, às 7h em primeiro e o segundo voo às 14h30. No dia 9 de novembro, em Ponte Sôr, às 19h45, teremos o habitual espetáculo Night Glow em que os balões estão insuflados e ao ritmo da música eles iluminam. Este é um espetáculo aberto ao público” explica Maria Inês Soares.

Este ano os acessos aos voos vão ter a particularidade em apoiar os Bombeiros Voluntários das localidades aderentes ao evento com a aquisição da pulseira solidária “através da plataforma de reservas da página do evento em fibaq.com, em que poderão fazer a inscrição mediante um valor de um donativo”, explica ainda Maria Inês Soares.   

Cada balão transporta uma história, como a história do voo, que conforme conta Maria Inês Soares “cada voo é diferente, é único e existe sempre uma história por detrás de um voo, quer o seu percurso quer a forma como começou”.   

Compartilhe este artigo: